Caravana do Coração ganha prêmio nacional de melhor trabalho multidisciplinar

O Projeto Caravana do Coração, desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba em parceria com a ONG pernambucana Círculo do Coração, ganhou o prêmio de melhor trabalho multidisciplinar no 24º Congresso Brasileiro de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular Pediátrica. Ao todo, foram mais de 300 trabalhos inscritos. O evento ocorreu de 2 a 5 de novembro, em Belo Horizonte (MG).

A presidente da ONG Círculo do Coração, Sandra Mattos, destacou a importância da premiação. “É, antes de tudo, um reconhecimento ao pioneirismo desenvolvido pelo Governo da Paraíba em uma área tão importante, que é a cardiologia pediátrica. A Paraíba tem toda uma rede, algo único no Brasil. Em segundo lugar, é um estímulo para que cada vez mais a parceria do Governo do Estado com o Círculo do Coração se fortaleça”, observou Sandra.

Ela ainda falou das expectativas para as próximas conquistas do Projeto Caravana do Coração. “Já tivemos um reconhecimento importante, um reconhecimento nacional entre tantos trabalhos inscritos. O próximo passo é inscrever esse sólido projeto no Congresso Mundial de Cardiologia, que ocorrerá ano que vem”, adiantou.

Resultados

A quarta edição do Caravana do Coração, realizada em julho deste ano, registrou, em 13 dias, 10.793 procedimentos, beneficiando 1.908 pacientes (1.349 crianças, 241 gestantes e 318 adultos), de 176 municípios paraibanos.

As cidades polos contempladas foram: Monteiro, Princesa Isabel, Itaporanga, Cajazeiras, Sousa, Catolé do Rocha, Pombal, Patos, Picuí, Esperança, Guarabira, Mamanguape e Itabaiana.

Na ocasião, foram encaminhados 100 pacientes para avaliação genética por suspeita de microcefalia. Destes, 53 tiveram confirmação da microcefalia e 29 apresentaram outras malformações (síndromes genéticas).

Os demais pacientes não apresentaram malformações. Além desses, ainda foram identificados 11 fetos com anomalias que podem estar relacionadas ao vírus Zika.

Compartilhar

Enquete

Você concorda com a volta às aulas presenciais este ano?

Cotações

  • Dólar Turismo
  • Libra
  • Peso Arg.
  • Bitcoin

Denuncie pelo WhatsApp