O secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros, começou a semana pedindo atenção máxima por parte dos municípios paraibanos em relação à Covid-19, pois há uma previsão de aumento de casos nos próximos meses. Ele enfatizou que as cidades flexibilizaram diversas atividades e isso contribuiu para que a pandemia saísse do controle.
Segundo Geraldo, há uma tendência de aumento de casos da doença prevista para os meses de dezembro, janeiro e fevereiro. “É aquilo que já alertávamos, que após quinze dias teríamos um aumento no número de casos e isso está ocorrendo no Estado em sua totalidade. E o foco hoje é a Grande João Pessoa”, disse.
O médico lembrou, durante entrevista à Rádio Correio FM, que muitos alertas foram feitos, mas o esperado ocorreu após as aglomerações da campanha eleitoral: o aumento do contágio.
Ele ressaltou que a 13ª avaliação do Plano Novo Normal, houve uma migração de cidades da bandeira verde para a amarela e da bandeira amarela para a bandeira laranja. Geraldo também demonstrou preocupação com a cidade de João Pessoa, que está atualmente com uma taxa de ocupação dos leitos de UTI adulto de 66%.
“Infelizmente ocorrerão mortes de paraibanos que poderiam ser evitadas se as pessoas seguissem as regras sanitárias”, lamentou.
Veja também: