Cientistas recomendam lockdown imediato em Campina Grande e João Pessoa

864
Rua do bairro da Liberdade, em Campina Grande (Foto: Fábio Ribeiro)

O Comitê Científico de combate ao Coronavírus (Covid-19) do Nordeste, criado pelo Consórcio Nordeste, que reúne os governadores de todos os Estados da região, recomendou aos mesmos que ampliem as medidas de isolamento social e adotem o lockdown (fechamento total) em grandes cidades nordestinas.

A indicação de medidas mais restritivas é vista como necessária em João Pessoa e Campina Grande (Paraíba), além de Natal e Mossoró (Rio Grande do Norte), Arapiraca e São Miguel dos Campos (Alagoas).

O governador João Azevêdo (Cidadania) recentemente destacou a importância do trabalho do grupo que fornece estudos e informações para ajudar na tomada de decisões com base na ciência, visando assim minimizar os impactos da pandemia.

O secretário de Saúde de Campina Grande, Filipe Reul, nesta sexta-feira (22), revelou preocupação possível colapso do sistema de Saúde do município e admitiu que, caso necessário, a proposta de implantar um lockdown será discutida. A cidade aparece com um segundo maior número de casos no Estado: 421. A Capital tem 2226.

O que é lockdown?

Lockdown é a versão mais rígida do distanciamento social e quando a recomendação se torna obrigatória. É uma imposição do Estado que significa bloqueio total. No cenário pandêmico, essa medida é a mais rigorosa a ser tomada e serve para desacelerar a propagação do novo Coronavírus, visto que, as medidas de isolamento social e de quarentena não foram suficientes e os casos aumentam diariamente.

Como funciona o lockdown?

Consiste em restringir a circulação da população em lugares públicos, permitindo apenas, e de forma limitada, para questões essenciais, como ir à farmácias, supermercados ou hospitais. O descumprimento dessa regra pode acarretar multas e em toque de recolher, dependendo do governo local.

ACESSE TAMBÉM:

Avanço da Covid-19 em Campina Grande impede reabertura do comércio, indica secretário: “Não podemos relaxar”

Campina Grande seguirá modelo usado em Portugal para retomada da economia, diz secretária

Compartilhar

Enquete

Você é CONTRA ou A FAVOR de encerrar a quarentena do COVID-19?

Cotações

  • Dólar Turismo
  • Libra
  • Peso Arg.
  • Bitcoin

Denuncie pelo WhatsApp