Com avanço da Covid-19, MP’s alertam para risco de colapso em hospitais públicos e privados de Campina Grande

1.201
Foto: Reprodução/TV Paraíba

Uma carta elaborada por representantes do Ministério Público Federal (MPF), do Trabalho (MPT) e do Ministério Público da Paraíba (MP-PB) faz um alerta: é preciso redobrar os cuidados para que o crescimento dos casos de Covid-19 na região de Campina Grande não provoque um colapso na capacidade de atendimento dos hospitais públicos e privados da cidade. O município registrou, somente no boletim divulgado ontem pela Secretaria de Saúde do Estado, 86 novos casos da doença e já contabiliza 421 confirmações de Covid-19.

A cidade, porém, recebe pacientes de outros 69 municípios das regiões do Cariri, Brejo e Curimataú – o que aumenta os riscos de um possível estrangulamento dos sistema de saúde.

“O momento é grave e exige serenidade e solidariedade por parte dos gestores das várias esferas de governo e da iniciativa privada, para salvaguardar a estrutura hospitalar mínima necessária ao acolhimento dos pacientes acometidos da doença, a qual pode ser comprometida rapidamente caso haja relaxamento dos níveis de adesão às medidas restritivas sanitárias atualmente em vigor”, relata o documento.

Segundo os MP’s, foi verificado que a rede privada de Campina Grande está praticamente com leitos esgotados para pacientes com Covid-19, estando na iminência de colapsar. O colapso da rede pública também estaria perto de acontecer, segundo alertam os órgãos.

Confira a carta na íntegra

Redação Paraíba Debate com informações do Blog do Pleno Poder

ACESSE TAMBÉM:

Cientistas recomendam lockdown imediato em Campina Grande e João Pessoa

Compartilhar

Enquete

Você é CONTRA ou A FAVOR de encerrar a quarentena do COVID-19?

Cotações

  • Dólar Turismo
  • Libra
  • Peso Arg.
  • Bitcoin

Denuncie pelo WhatsApp