Comandante do GEOsAC, em Pocinhos, é promovido a Major da Polícia Militar

Foi anunciado, na manhã desta sexta-feira(26), a promoção do Capitão Wherick Lima, comandante do Grupamento Especializado de Operações em Área de Caatinga (GEOsAC) , com sede no município de Pocinhos. O Capitão agora passa a ser Major Wherick Lima. A equipe de reportagem do portal Paraíba Debate manteve contato com o Major que falou um pouco sobre essa promoção e sua trajetória na Polícia Militar da Paraíba.

Ele nos conta que estava desde 2008 no posto de Capitão da PMPB, e que após uma avaliação de uma comissão de oficiais juntamente com o comandante-geral, Coronel Euller Chaves, teve o seu nome indicado para ser promovido a Major. Conforme o costume a lista dos candidatos é enviada ao governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, para que sejam definidos os promovidos.

“Agradeço ao governador Ricardo Coutinho e ao Comandante Geral Coronel Euller, pela sensibilidade em reconhecer a nossa caminhada na instituição”, nos contou o Major Wherick.

Wherick Felício de Lima iniciou a sua trajetória na corporação em 1998, quando entrou como cadete na Academia de Polícia Militar do Cabo Branco, através do Curso de Formação de Oficiais (CFO), sendo promovido a aspirante oficial em dezembro de 2000, sendo então designado para o 2º BPM, em Campina Grande, onde serviu até o ano de 2002.

Nesse ano foi transferido para o Regimento de Cavalaria em João Pessoa. Já no ano de 2003, foi designado a assumir o subcomando do Pelotão de Cavalaria de Campina Grande, ao qual foi um dos fundadores. Nesse Pelotão permaneceu até o ano de 2006, quando foi nomeado para ser o comandante da Subunidade do Grupamento de Ações Táticas Especiais(GATE) recém criado em Campina Grande, permanecendo até 2011.

Em 2012 foi designado pelo Comandante Euller a retornar a cavalaria de Campina Grande, entretanto já no ano seguinte, foi indicado para chefiar a Corregedoria do Detran-CG, aonde ficou de 2013 a 2014. Ainda em 2014 o Maj Wherick conclui um dos cursos mais difíceis da carreira militar e de grande respeito no cenário nacional, o Curso de Operações Especiais do no Batalhão de Operações Especiais(Bope) da Polícia Militar de Minas Gerais. Após pouco mais de 4 meses de curso, retorna a Paraíba e é designado a assumir a Companhia de Policiamento Especializado do 10º Batalhão, que hoje é o 15º BPM, com sede em Esperança.

Logo após, por ato do Comandante Euller a companhia sediada em Pocinhos passa a ser conhecida como Grupamento Especializado de Operações em Área de Caatinga (GEOsAC), tornando-se referência no estado em operações rurais na Caatinga e no combate ações criminosas tipo explosões a caixa eletrônico. Wherick Lima também acumula em seu currículo o comando de Operações da Força Nacional de Segurança Pública, nos estados do Maranhão e Rondônia.

Patentes ocupadas na Polícia Militar: Aspirante oficial, 2º tenente, 1º tenente e capitão, esta última desde 2008.

Cursos Realizados:Curso de formação de Oficiais, Curso de Especialização em Segurança Pública, Curso de Operações e Sobrevivência em Área de Caatinga;Ações Táticas Especiais; Atirador Policial de Precisão (sniper) pelo BOPE da Polícia Militar do Rio Grande do Norte; Operações de Controle de Distúrbios pelo Batalhão de Choque e Operações Especiais pelo Bope, ambos da Polícia Militar de Minas Gerais.

Redação

VEJA TAMBÉM

Compartilhar

Enquete

Você concorda com a volta às aulas presenciais este ano?

Cotações

  • Dólar Turismo
  • Libra
  • Peso Arg.
  • Bitcoin

Denuncie pelo WhatsApp