ACOMPANHE NOSSAS REDES

Esportes

Da Paraíba para o pódio das Olímpiadas: Conheça Edival Pontes, o Netinho, medalhista no taewkondo

Publicado

em

É a Paraíba no pódio! Edival Marques Quirino Pontes, o Netinho, nasceu e se criou na Zona Oeste de João Pessoa.

Seu Nino, pai de Netinho, era jogador de futebol amador e chegou a matricular seu filho ainda muito novo, aos 5 anos, em uma escolinha de futebol; Mas foi aos 7 anos, enquanto brincava na casa de um amigo, que o menino descobriu sua paixão: O taekwondo. O pai de seu amigo, mestre Manoel, praticava o esporte e o apresentou, depois disso não havia volta: Foi paixão à primeira vista, o garotinho de apenas 7 anos se encantará com o esporte, aos 10 anos já era faixa preta e aos 12 anos, ganhava campeonatos brasileiros.

Em 2014, aos 16 anos, Edival se consagrou campeão sul-americano, além de conquistar a medalha de ouro no mundial juvenil e nas Olimpíadas da Juventude, isso tudo sem contar com tatames,   capacetes e protetores eletrônicos, que na época ainda não haviam chegado a Associação Mangabeirense de Taekwondo (AMT) , local onde ele treinava. No entanto, Netinho tinha algo muito mais valioso e que o levará até ali: o amor, apoio e incentivo de seu pai.

Loidimar, conhecido como Seu Nino, foi um dos pilares para o sucesso de seu filho, mesmo sem condições financeiras ele fazia o possível e impossível para leva – ló as para as competições. Em 2020, durante a pandemia do Covid-19, Netinho sofreu o golpe mais duro de sua carreira: Perder seu pai.

O atleta agora tinha um novo propósito, vencer pelo seu pai, ainda em 2019 ele obteve seu maior título ao sagrar-se campeão dos Jogos Pan-Americanos de 2019. Seu Nino, infelizmente não pode ver o filho ser campeão, mas soube da classificação.

No entanto, apenas dois anos após a morte seu pai outro golpe, Netinho precisou enfrentar uma suspensão após ser pego no exame antidoping, antes de uma competição nos Jogos Pan-americanos de 2023, e quase perdeu a classificação para as Olimpíadas 2024. A suspensão deixou o atleta fora dos tatames até fevereiro de 2024, mas em Abril do mesmo ano ele venceu a semifinal do Pré – Olímpico das Américas e cravou sua vaga em Paris 2024.

Após vencer o espanhol Javier Pérez Polo, Netinho conquistou a medalha de bronze nos jogos olímpicos e se tornou o  terceiro brasileiro com uma medalha olímpica no taekwondo depois de Natália Falavigna e Maicon de Andrade.

Da redação,

Bárbara Moura

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados.