Desdobramentos da escravidão no Brasil são mostrados em evento na biblioteca da UEPB

Imagem: divulgação UEPB

O evento “Diálogos sobre os desdobramentos da escravidão no Brasil: práticas culturais e currículo escolar” será realizado nesta sexta-feira (18) na biblioteca Átila Almeida, na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O bate-papo será gratuito e ocorrerá no Campus de Bodocongó, em Campina Grande.

O tema será debatido pela professora Patrícia Cristina de Aragão Araújo (UEPB) e pela doutoranda em Ciências Sociais, Vanessa Emanuelle de Souza. O evento conta, ainda, com a participação do cordelista Josenildo Maria de Lima.

A professora Patrícia tratará de questões relacionadas ao “Legado da história e cultura afro-brasileira no currículo escolar”. Já a pesquisadora Vanessa versará sobre “O impacto da escravidão: um estudo de caso em uma comunidade quilombola paraibana”.

O evento faz parte do projeto “Obra do Mês” da Biblioteca, que seleciona e apresenta mensalmente ao público um livro, revista, vinil, cordel, fotografia, pintura e outros itens que pertencem à biblioteca. O projeto é realizado desde setembro de 2017 para ampliar o campo de investigação de pesquisadores da Instituição, além de facilitar o acesso às obras raras que compõem seu acervo.

Para o mês de maio, foi escolhido o livro “Classificação dos escravos para serem libertados pelo fundo de emancipação de Campina Grande (1876)”. A partir da temática, o livro ajudará a refletir como a escravidão no Brasil deixou profundas marcas históricas, culturais, sociais e políticas na representação e visibilidade dos negros no país.

No dia 13 de maio se completa 130 anos da assinatura da Lei Áurea, documento oficial de libertação dos escravos no Brasil. A palestra da UEPB virá na semana decorrente a desta data como forma de debate com a sociedade.

Redação PB Debate com Ascom UEPB

Veja também: Quartas Acústicas apresenta o show “Coisas do Tom”

 

Compartilhar

Enquete

Você concorda com a volta às aulas presenciais este ano?

Cotações

  • Dólar Turismo
  • Libra
  • Peso Arg.
  • Bitcoin

Denuncie pelo WhatsApp