Eliane Galdino apresenta calendário cultural para Pocinhos durante Bate-Papo com artistas e ativistas culturais nesta quinta (20)

69

A cultura foi tema do Bate-Papo com Eliane Galdino desta quinta-feira (20) à noite e contou com a participação da artesã e ativista cultural, Marissandra Porto, do poeta e agente cultural Tiago Monteiro e dos atores e dançarinos Guiga Melo e Paulo Kent. Todos eles destacaram que na atual gestão de Pocinhos a cultura é vista com maus olhos, os artistas são constrangidos e precisam fazer bingos e rifas para realizar eventos.

Em sua fala, a ativista cultural Marissandra Porto que foi secretária adjunta de cultura do município da atual gestão, relatou os constrangimentos enfrentados para conseguir realizar eventos culturais. “No começo a gente deu uma alavancada, mas logo mudou e tínhamos dificuldades para desenvolver qualquer atividade, a exemplo do Festival de Folclore, cujo projeto foi negado sob a alegação de que o custo era alto, que não era porque até a estrutura era aproveitada do São João”, disse.

Este ano, mesmo com a pandemia, Marissandra Porto lutou pela relização do evento e com ajuda de Adriano e Eliane Galdino promoveu o festival na modalidade online que serviu de modelo pra outros festivais de várias regiões do Brasil, além da criação da Associação dos Artesãos de Pocinhos. “Tenho certeza que Eliane vai dar prioridade à cultura e levar a cidade para o mundo e dar outra dimensão”, disse.

Outro artista que passou por maus bocados foi Guiga Melo e junto com os integrantes da quadrilha Malícia de Menina foi surpreendido com um grande constrangimento. “Nós fizemos um protesto pacifício na frente da casa do atual prefeito Cláudio Chaves, revindicando transporte para a quadrilha e fomos tratados como arruaceiros, nos chamaram pela Polícia, esta é uma memória ruim da qual não os esquecemos”, disse.

O também ator e dançarino Paulo Kent diz que Pocinhos era muito ativa e atualmente falta incentivo e apoio. Ele destacou a atuação de Eliane que se envolvia com todos os projetos. “Eliane sempre foi muito presente da área social, na educação e na cultura e fazia questão de acompanhar os projetos e sempre foi nossa madrinha neessa área, por isso tenho certeza que Eliane além de um grande ser humano como tem muito carinho e amor pela cultura”, disse.

Para Tiago Monteiro, poeta e multimídia, que este ano organizou junto à equipe da Top Mídia, o Forró do Deputado, é preciso retomar o calendário de eventos culturais que Pocinhos tinha. Tiago se recordou com saudades de alguns como das bandas de fanfarra, o arraial do menor carente e projetos como o Música na Praça, Carnaval do Povo, festivais de quadrilhas, Noite da Boemia e da criação da secretaria de Cultura e realização da Conferência de Cultura. “É triste ver que isso tudo se acabou em 2013 e está tudo abandonado, o Cine São José e nessa gestão criaram uma Escola Municipal de Artes denominada geraldo Porto, mas que não saiu do papel”, disse.

De acordo com Eliane, todos os projetos que eram bem sucedidos na gestão de Adriano Galdino e Arthur Galdino serão retomados e outros implantados. “Cultura é insturmento de transformação social e vamos querer a opinião do povo, a participação ativa dos agentes culturais. Um gestor público precisa entender que temos missões que são dadas por Deus e quem quer ocupar um cargo público tem de olhar para o social e todos os setores da administração porque senão fará muita gente sofrer, é preciso entender que a cultura é tão importante quanto as demais pastas”, disse Eliane Galdino, que divulgou o calendário cultural que do seu plano de governo e deixando claro que ele ainda está aberto a outros projetos.

No calendário há eventos de janeiro a janeiro, a exemplo do Carnaval do Povo, Sarau Poético, Projeto de Repente na Feira, Eleição pra o Conselho Municipal de Cultura, lançamento da Escola Municipal de Artes, lançamento do Museu Histórico de Pocinhos, Arraial do Cariri, São João nos Bairros, apresentação de grupos folclóricos, Recanto da Poesia, Festival Folclórico de Pocinhos, Festival de Inverno, evento Semear, Festa do Avicultor, concurso A Mais Bela Voz de Pocinhos, Flipocinhos, festa de emancipação politica de Pocinhos (da padroeira), presépio e chegada de Papai Noel, dentre outros.

Confira a gravação da live:

https://www.youtube.com/watch?v=oEDph3Gq1r4&feature=youtu.be

Compartilhar

Enquete

Você é CONTRA ou A FAVOR de encerrar a quarentena do COVID-19?

Cotações

  • Dólar Turismo
  • Libra
  • Peso Arg.
  • Bitcoin

Denuncie pelo WhatsApp