Em 3 meses, Caged registra o fechamento de mais de 2 mil vagas de emprego em Campina Grande

48
Imagem: Reprodução/CDL

André Toledo, coordenador do Sine Municipal, recebeu o relatório do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) com os números de admissões e demissões de funcionários em regime CLT, referentes ao trimestre de março a maio de 2020. De março a maio foram fechadas 2.152 vagas, sendo 560 no comércio; 458 na construção civil; 450 na indústria e 684 no setor de serviços.

André destaca que, no mês de março, o saldo ainda foi positivo, com o aumento total de 76 vagas entre os setores do comércio e da indústria. No entanto, em decorrência da pandemia causada pela Covid-19, o mês de abril registrou uma perda de 1.660 vagas. No mês de maio houve uma redução de 568 vagas perdidas.

“Acredito que a situação vai melhorar a partir de agora, com a flexibilização de mais algumas áreas. Naturalmente isso vai trazer uma necessidade de novas contratações. A gente está com a expectativa de que as coisas vão melhorar e atá vai ter muito trabalho aqui no Sine, para se fazer a intermediação do empregado junto aos empregadores”, destacou.

O Caged foi criado com a finalidade de mostrar o índice de pessoas buscando recolocação no mercado de trabalho no país, direcionando ações do pagamento do Seguro Desemprego. Instituído pela Lei n°4923 de 1965, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados é um registro administrativo do Ministério da Economia e Previdência Social que mede a quantidade de admissões e demissões de funcionários em regime CLT. É  obrigatório e deve cumprir ou um prazo mensal ou um regime diário, dependendo da situação.

Normalmente, os dados do Caged são divulgados mensalmente, estão atrasados por causa de uma mudança no sistema de preenchimento de dados sobre os funcionários pelas empresas. Além disso, no final de março, o Ministério da Economia afirmou que o cenário de pandemia vinha dificultando ainda mais o preenchimento do sistema.

Os dados do Caged consideram apenas os empregos com carteira assinada. Existem outros números sobre desemprego apresentados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que são mais amplos, pois levam em conta todos os trabalhadores, com e sem a carteira de trabalho.

ACESSE TAMBÉM:

Sindicato pede que donos de bares e restaurantes de CG sigam rigorosamente protocolos para evitar novo fechamento

Com reabertura de bares, restaurantes e academias, Romero pede consciência coletiva: “Aprendam a conviver com esta nova realidade”

Compartilhar

Enquete

Você é CONTRA ou A FAVOR de encerrar a quarentena do COVID-19?

Cotações

  • Dólar Turismo
  • Libra
  • Peso Arg.
  • Bitcoin

Denuncie pelo WhatsApp