Em manifesto, filiados ao PT rejeitam candidatura própria em Campina Grande e defendem aliança com PCdoB de Inácio Falcão

237
Representantes do PDT, PT, PSOL e PCdoB do fórum ‘Pró-Campina’ (Foto: Divulgação)

Filiados ao Partido dos Trabalhadores (PT) em Campina Grande divulgaram, nesta terça-feira (30), um manifesto rejeitando a tese de candidatura própria e apoiando composição com outros partidos que integram o “Fórum Pró-Campina” – PDT, Rede, PSB e PSOL, apontando o nome do deputado estadual Inácio Falcão (PCdoB) como principal quadro.

“Propomos a construção de uma chapa majoritária PCdoB e PT que seja feita já em primeiro turno, porém respeitando representatividade dos demais partidos que compõem a esquerda do Fórum Pró-Campina, para que juntos possamos combater o crescimento absurdo da extrema direita”, diz a nota.

Os militantes alegam que o “cenário atual causado pela pandemia da Covid-19 modifica a disputa política tornando-a totalmente atípica e dificultosa, já que não será possível o contato social com o eleitor”. Tal manifesto esbarra nos planos do professor e ex-candidato a deputado estadual, Márcio Caniello, que se colocou à disposição do PT para disputar à Prefeitura.

Confira o manifesto na íntegra:

“Os militantes, filiados e pré-candidatos do Partido dos Trabalhadores (PT) de Campina Grande, subscritores deste manifesto, acreditam que o cenário atual causado pela pandemia da Covid-19 modifica a disputa política tornando-a totalmente atípica e dificultosa, já que não será possível o contato social com o eleitor.

Isto reflete diretamente na parcela da sociedade que não tem acesso às mídias sociais e por esse motivo, avaliamos que uma candidatura que não tenha sido construída anteriormente e que não esteja cotada em pesquisas já realizadas pelas instituições de renome ficará impossibilitada o fortalecimento do nosso campo de conjuntura nacional, tendo em vista a relação entre PT e PCdoB que muitas vezes caminharam lado a lado e que, com uma candidatura sem expressão poderíamos colocar em cheque alguns possíveis postulantes à vereança, desestruturando a nossa principal ideia, que é a retomada de mandatos e o fortalecimento do partido nas cidades.

Com esta ideia e observando os atuais acontecimentos, achamos por bem focar na disputa proporcional para ter êxito, com o objetivo de conquistar o maior número de vagas possíveis na ´Casa Félix Araújo´, retomado a real necessidade; termos de volta a voz combatente no Legislativo, garantindo a representação política e ideológica do Partido dos Trabalhadores durante os próximos 4 anos.

O Fórum Pró-Campina tem colocado alguns nomes para provável disputa e vem construindo uma proposta de políticas públicas para cidades que, trás a importância de uma frente coesa para fortalecer a perspectiva e possibilitar a Campina Grande uma opção progressista, democrática e humana na administração municipal. Ao nosso ver, pretende ser o início de mudanças e valorização de uma gestão coletiva, fortalecendo os partidos de esquerda e proporcionando mais espaço no parlamento, com a eleição de bons nomes e, ao mesmo tempo, que possibilita uma eventual bancada com reais compromissos populares, estando de acordo com os princípios e bandeiras que tanto defendemos.

O PCdoB vem colocando o nome do deputado e camarada Inácio Falcão que, até agora, é um dos únicos candidato que aponta nas pesquisas com a maior pontuação, ao mesmo tempo em que já está com objetivos definidos e base de campanha sólida.

Assim, permitirá aos partidos de esquerda reerguer-se e voltar a conseguir comunicar-se com os seus militantes e com os cidadãos campinenses com uma grande possibilidade de atingir a vitória.

Lembramos que nosso encontro de definição de tática e convenção acontecerá no dia 5 de julho de 2020 onde, por naturalidade, o partido apresentará a proposta de candidatura própria. Porém, será aberta para apresentação de teses de alianças com outros partidos, onde este mesmo grupo apresentará e defenderá a ideia aqui exposta, para que assim seja votada pelos membros do diretório e executiva.

“Propomos a construção de uma chapa majoritária PCdoB e PT, que seja feita já em primeiro turno, respeitando a representatividade dos demais partidos que compõem a esquerda do Fórum Pró Campina, para que juntos possamos combater o crescimento absurdo da extrema direita, tendo como base o que a eleição anterior mostrou na prática: que a divisão das oposições no primeiro turno favoreceu de forma decisiva a vitória do atual prefeito, que defende Bolsonaro, que propaga o preconceito, o descaso com a saúde, a violência, a intolerância, a desobediência civil, fim das instituições democráticas, o descaso com o povo brasileiro, entre tantos outros motivos que poderíamos aqui citar”.

Assinam o manifesto os seguintes filiados:

Charles Moura de Paiva – Pré-candidato a veredor;

Carlos Eduardo Soares da Silva – Pré-candidato a vereador;

José Romero Araújo – Pré-candidato a vereador;

Suelio Rodrigues da Silva – Pré-candidato a vereador;

Raimundo Augusto Caja – Filiado e ex-presidente;

Joelson da Costa Barbosa – Dirigente municipal – tesoureiro;

José Valter Medeiros Campelo – Dirigente municipal;

Jorge da Costa Barbosa (filiado) – Ex-membro da comissão fiscalizadora;

Joelma da Silva Costa (filiada) – Ex-membro da comissão de ética;

Maria de Lourdes Matias de Moura – filiada;

Daniela da Silva Moura – filiada;

Danilo da Silva Moura – filiado;

Eliete Silva de Oliveira – filiado;

Evani Silva de Oliveira – filiada;

Daljaiton Souza de Oliveira – filiado;

Edileusa Souza de Moura – filiado;

Flavio Elias de Moura Paiva – filiado;

Luciano Matias de Moura – filiado;

Luciana Moura da Silva – filiado;

Arlete Moura da silva – filiado;

KIldery Alexandro Batista  – filiado;

Kristofer Henriques – filiado.

Redação Paraíba Debate com informações do Blog do Max Silva

ACESSE TAMBÉM:

Apoiadores de Bolsonaro querem coronel do Exército disputando Prefeitura de CG; candidatura pode ‘frustrar’ planos de três grupos políticos

Ana Cláudia considera ‘saudável’ e ‘democrático’ outra candidatura de oposição em CG e aguarda posicionamento de João Azevêdo

Compartilhar

Enquete

Você é CONTRA ou A FAVOR de encerrar a quarentena do COVID-19?

Cotações

  • Dólar Turismo
  • Libra
  • Peso Arg.
  • Bitcoin

Denuncie pelo WhatsApp