ENTREVISTA EXCLUSIVA: LÍDER DE OPOSIÇÃO NA CÂMARA DE CAMPINA DEFENDE GOVERNABILIDADE EM NIVEL NACIONAL E FAZ DURAS CRÍTICAS A GESTÃO MUNICIPAL

4

O vereador Murilo Galdino (PSB) concedeu entrevista esta semana, ao portal  Paraíba Debate, e falou sobre vários assuntos do cenário político local e nacional. Atual líder da oposição na Câmara Municipal de Campina Grande, ele diz por que saiu da bancada de situação e sobre as especulações em torno do seu nome para compor chama majoritária de oposição ao atual prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues.
Cenário brasileiro
Nosso país passa por um momento muito delicado que atinge não só a economia, mas classe política e os setores sociais como um todo. Eu acho que a gente tem de analisar friamente esse momento que estamos enfrentando. Os políticos e a sociedade têm de se unir, ir às ruas, esses atos são válidos e proveitosos, mas temos de ver o que é o melhor para o nosso país, muita gente acha que é melhor derrubar o governo atual, mas como ficaria a situação? O momento tem de ser de união para sabermos o que será melhor para superarmos a crise e voltarmos à normalidade.


CPI do Delator

A Comissão Permanente de Inquérito (CPI) foi instalada na Câmara Municipal de Campina Grande e está sendo apurada,  não faço parte da comissão da CPI, apesar de ter assinado e vamos aguardar a apuração das denúncias.  Eu só espero que ela não sirva para monopolizar o assunto na Casa, que seja explorada politicamente, porque a cidade tem outros problemas e várias dificuldades da gestão atual, e precisamos cumprir como nosso papel dando atenção a todas as demandas sociais para que nosso trabalho sirva para melhorar a qualidade de vida da população de Campina Grande. Tornar a CPI um assunto recorrente dentro da Câmara é danoso para o trabalho dessa Casa e a politica campinense como um todo.


CPI da FAP
Fui contrário à instalação da CPI da FAP porque não tem fato determinado e eu pedi ao presidente da Casa que solicitasse um parecer da Procuradoria para informar sobre esta questão,  que teve o mesmo entendimento nosso, de que não havia um fato determinado para solicitar uma investigação.  Sou contrário ao fechamento da ala pediátrica da FAP, acho que isso é muito ruim para Campina Grande, mas este fato em si não seria suficiente para gerar uma CPI, sem falar que se a instalássemos iriamos colocar no banco dos réus, um hospital que há 50 presta serviços à Campina Grande, notadamente às pessoas com câncer.


Administração municipal
A administração conduzida pelo prefeito Romero Rodrigues está com muitas falhas, a Prefeitura usou de maneira midiática várias ações que não saíram do papel,  fábrica de aviões, fábrica de ônibus e outras obras que foram anunciadas, mas depois foram descobertos erros no projeto, como o da Alça Leste, João Suassuna e Feira Central. Eu acho que o governo municipal só deveria fazer esses lançamentos quando realmente estivesse tudo pronto, porque causa uma impressão de realização, mas na prática não há nada pronto.  Essa fábrica de aviões mesmo foi anunciada há mais de dois anos. As obras além de terem problemas no projeto, ainda estão sem os recursos assegurados e os benefícios não vem à população.
Atual legislatura
A atual legislatura pode ser analisada de maneira positiva, com boa assiduidade e produção parlamentar. Eu não integrava a legislatura anterior, mas frequentava a Câmara e via que muitas vezes não havia nem sessão por falta do quórum mínimo, e atualmente a frequência é muito boa. O ano passado aprovamos mais de 3 mil requerimentos e vários projetos de lei. Agora daqui pra frente, nós temos de começar a cobrar a aplicação destas leis, temos projetos muito bons na Casa, na questão do bem estar animal, só para citar um exemplo, o legislativo campinense está à frente no Brasil, mas muito do que aprovamos não está sendo aplicado e temos de cobrar a efetivação destas leis. A gestão do presidente Pimentel Filho fez reformas estruturais na Casa e aproveito para pedir à população para vir à Câmara, que se faça presente para acompanhar o trabalho dos vereadores, das galerias e dos telões.  No próximo ano já teremos uma eleição e estar a par do que acontece nas esferas do poder pode fazer a diferença na hora da escolha dos representantes.

 

Projetos em destaque
Durante dois anos e meio de mandato parlamentar apresentei vários projetos e requerimentos e tive a honra de ver a maioria ser aprovada, isso em áreas diferentes, sempre focados no bem estar da coletividade. Mas vou aproveitar a oportunidade para destacar dois que que estão na fila para serem votados.  Em um deles eu solicito a redução da tarifa de iluminação pública. Há dois anos a Casa aumentou o aumento, quando a Prefeitura passou a exercer a função da Energisa nesta área, a gestão municipal se comprometeu a garantir iluminação pública de qualidade, a não deixar nenhuma rua às escuras e que faria um Call Center para isso, mas nada foi feito. Então criei um projeto para que tarifa volte ao valor cobrado anteriormente. Isso irá representar uma diminuição no valor da conta de luz para a população campinense. Toda semana peço ao presidente para colocar esta matéria na pauta.
Outro projeto que destaco é referente a identificação dos veículos locados e que prestam serviços à Prefeitura de Campina Grande. Cada vez mais precisamos que haja transparência na administração pública e zelo pelo dinheiro público. Recentemente a atual gestão municipal foi penalizada pelo Tribunal de Contas do Estado, pela demora no repasse das informações ao Sagres. Então meu projeto é para que todo carro locado ou que preste serviço ao município tenha uma identificação através de um adesivo grande em que conste o nome do locador, o CNPJ e as informações da PMCG, da secretaria a qual ele está prestando serviço, inclusive os carros do prefeito, do vice e dos secretários, para que eles não sejam utilizados para fins particulares. Atualmente com a tecnologia acessível à população todos podem ser um fiscal da lei e a população sabendo que estes carros são abastecidos com dinheiro público, não vai permitir que o veículo seja usado para finalidade particular, ela vai coibir qualquer mau uso que possa existir.

Obras do governo do Estado em Campina
O governo do estado tem muitas obras com investimentos vultosos em Campina Grande, Durante. Quando o presidente da Assembleia Legislativa, depurado Adriano Galdino assumiu o governo interinamente, visitamos várias destas obras, como as do açude do Bodocongó, da drenagem e pavimentação das ruas no entorno do Amigão,  do conjunto habitacional da Cehap, que foi recentemente entregue, mas continuamos cobrando mais benefícios porque amamos Campina e sempre iremos querer mais para o seu desenvolvimento. Uma das coisas que  governador Ricardo Coutinho  prometeu  e estamos cobrando é a construção de um Centro de Convenções, obra para impulsionar economia de Campina,  para que a cidade volte a crescer.

Sucessão municipal
É uma honra ter meu nome ventilado para uma majoritária como vice, na sucessão municipal. Como vereador no meu primeiro mandato nossa atenção está voltada para trabalhar, mas obviamente eu fico feliz em ter meu nome citado para uma chapa, já assim tão cedo.
O grupo das oposições que foi criado em torno do da eleição do governador Ricardo Coutinho com PSB, PMDB, DEM, PDT, entre outros tem vários nomes que podem ser lançados. Penso que deve-se lançar uma chapa única que pode ser encabeçada tanto pelo deputado Veneziano Vital do Rego, como por pessoas do PSB, o deputado Adriano Galdino, o secretário Fábio Maia, o empresário Arthur Almeida,  ou de outros partidos como o deputado federal Damião Feliciano, o estadual Inácio Falcão, temos vários nomes desse grupo que podem ser lançados para disputar a Prefeitura de Campina, seja encabeçando a chapa ou na condição de vice. Eu acho que primeiro temos de escolher o nome principal porque a questão do vice geralmente só escolhida nas convenções do ano eleitoral.

Da Redação

Compartilhar