ESTAGNAÇÃO E QUEDA: Ideb da rede municipal de Pocinhos é o retrato do descaso com a educação

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Após assumir a Prefeitura de Pocinhos em 2013, a atual gestão do prefeito Cláudio Chaves, interrompeu o ritmo de crescimento do IDEB e dois anos depois foi possível observar uma estagnação que se revelou nas séries do Ensino Fundamental e notadamente na zona rural. Sem investimentos estruturais, falta de valorização profissional e negligência com os alunos, a educação do município parou de se destacar.

Para se ter uma ideia, enquanto a escola de Ensino Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antonio Galdino passou de 3.7 para 4.7 no último Ideb, registrando um aumento superior a 40%, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Castro Alves, caiu um ponto, saindo dos 4.3 para a nota 3.3 no último registro.

A queda da nota revela o descaso com a educação, principalmente na zona rural e também na Conpel.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é o principal indicador da qualidade do ensino básico no Brasil. Em uma escala de 0 a 10, sintetiza dois conceitos, a aprovação escolar e o aprendizado em disciplinas como Português e Matemática.

A tendência de crescimento no indicador dos anos iniciais do ensino fundamental, apresentada na maior parte do país não se refletiu em Pocinhos.

O Ideb 2019 foi de 5,9 pontos, o que representa um aumento de 0,1 ponto em relação à edição anterior, e segue a tendência de evolução das outras edições, superando a meta prevista de 5,7 pontos. Essa etapa de ensino conta com 15 milhões de alunos e 109 mil escolas.

A rede municipal tem uma participação de 67,6% no total de matrículas dos anos iniciais e concentra 83,7% dos alunos da rede pública.

Nove unidades da federação alcançaram Ideb maior ou igual a 6 nos anos iniciais do ensino fundamental.

O Ideb foi criado em 2007 para monitorar o desempenho da educação no Brasil. Ele reúne, em um só indicador, os resultados de duas dimensões de qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações.

O índice é calculado a partir dos dados sobre aprovação, obtidos no Censo Escolar, e dos resultados do Saeb. 

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