Estudante de Campina é selecionado para o programa Jovem Senador

O aluno Pedro Manoel de Souza Silva Neto, da Escola Estadual Dr. Hortênsio Ribeiro (Premem), de Campina Grande, foi o selecionado da Paraíba no programa Jovem Senador edição 2016, idealizado pelo Senado Federal. Na redação que define os vencedores do concurso, o estudante paraibano abordou o tema “Democratizar é oportunizar: direitos em campo, vidas em jogo”. Os jovens senadores estarão em Brasília de 28 de novembro a 3 de dezembro, vivenciando a rotina dos parlamentares.

O representante da Paraíba diz que sempre quis participar do programa. “Eu ouvia falar do Jovem Senador e comecei a alimentar a vontade de entrar no concurso”, revelou. “Neste ano, chegou a oportunidade e, na redação, abordei o esporte enquanto meio de promover a inclusão social e de fomentar o resgate da cidadania, podendo assim combater a desigualdade social e incentivar a equidade de direitos”, contou o estudante.

O aluno do Premem disse que quando soube que foi selecionado para ser jovem senador, começou a se preparar, ainda mais, para chegar a Brasília com maior embasamento político. “Vou propor ideias que possam ser transformadas em lei, na prática. Por isso, estou estudando para chegar ao Senado bem preparado”.

Criado em 2011, o projeto seleciona anualmente um aluno de cada estado e do Distrito Federal para conhecerem o funcionamento do Senado, apresentando e discutindo projetos nas comissões e no Plenário. Em 2016, o programa Jovem Senador mobilizou mais de 267 mil alunos matriculados no Ensino Médio de escolas públicas estaduais em todo o país, com até 19 anos. Os professores orientadores das redações acompanharão os alunos, na viagem a Brasília. Ao todo, o Jovem Senador contou diretamente com o apoio de 7.525 professores orientadores.

Os primeiros colocados nacionais foram escolhidos num universo de 27 redações, uma por unidade da Federação. Os textos passaram por duas seleções: uma na escola e outra na Secretaria de Educação dos Estados e do Distrito Federal.

Compartilhar

Enquete

Você concorda com a volta às aulas presenciais este ano?

Cotações

  • Dólar Turismo
  • Libra
  • Peso Arg.
  • Bitcoin

Denuncie pelo WhatsApp