ACOMPANHE NOSSAS REDES

Educação

Estudantes da Rede Estadual da Paraíba conquistam medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia

Publicado

em

Foto: Divulgação/Reprodução

A Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), realizada no mês de maio em todo país pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), teve cerca de 180 medalhistas paraibanos. A competição contou com a participação de estudantes, de nível fundamental e médio, de todo país e no exterior em escolas de língua portuguesa.

Na ECIT Antônio Avelino de Almeida, localizada na cidade de Olho D’Água,  30 estudantes foram medalhistas da olimpíada. Maria Fátima Leite, professora de ciências, que assumiu a coordenação da OBA na instituição em 2016, afirma que os resultados positivos se devem ao trabalho de preparação com os jovens.

Ela contou ainda que o site da OBA disponibiliza materiais para trabalhar a parte prática de atividades, como também disponibiliza provas dos anos anteriores. “Sempre trabalhamos em cima daquelas questões. Também trabalhamos com as videoaulas que eles disponibilizam. E incentivamos os alunos a estudarem e também criar grupos de estudo extraescolares”, declarou.

Já na cidade de Conceição o estudante da ECIT Maestro José Siqueira, Esley Pires, tirou a nota máxima. Além disso dois estudantes foram pré-selecionados para as fases on-line da Olimpíada Internacional de Astronomia de 2025.

Karine Souza, professora de Tecnologia e Informação, disse que sempre incentiva seus alunos a participarem de olímpiadas, especialmente de Robótica e Química. “No início deste ano, fiz uma proposta de um desafio diferente para os professores e os alunos, que foi participar da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica”, lembrou.

A OBA tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de forma lúdica e cooperativa, mobilizando em um mutirão nacional, além dos alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, planetários, observatórios municipais e particulares, espaços, centros e museus de ciências, associações e clubes de Astronomia, astrônomos profissionais e amadores, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados.