Final da pandemia é previsto para setembro, segundo estudo da UFPB

426
Entrada da UFPB, em João Pessoa (Foto: Rafael Passos)

Um relatório produzido pelo “Observatório de Síndromes Respiratórias da UFPB”, constutiuído por um grupo de pesquisadores e colaboradores das áreas de Estatística, Matemática, Pesquisa Operacional, estima que a pandemia de coronavírus deve acabar até o fim de setembro no Estado da Paraíba. “Para o Brasil, estima-se o fim da pandemia para meados de setembro/20 no cenário regular ou início de outubro/20, no cenário pessimista. No Estado da Paraíba, estima-se o final da pandemia para o meados de setembro/20 (cenário regular) a final de setembro/20 (cenário pessimista)”. O estudo ainda ressalta que essas previsões podem ser alteradas a partir da inclusão de novas informações ou correções necessárias nas bases oficiais de dados. Semanalmente, as projeções serão revistas.

Há uma parte do relatório dedicada a projeções sobre o número de casos confirmados de contágio pela Covid-19 e de mortes causadas pela doença. Em relação ao Estado da Paraíba, as previsões mostram evidência de crescimento no registro de casos diários e de novos óbitos no Estado. Devido ao limite superior do intervalo de confiança, que ainda não é possível determinar se ocorrerá redução nos próximos 30 dias. As previsões sugerem, considerando os limites do intervalo de confiança, que não está ocorrendo estabilização do número de casos na capital paraibana, e também não há evidência de estabilização referentes à ocorrência de novos óbitos.

Pelos dados apurados no relatório, ainda há evidência que a transmissão comunitária do vírus está em expansão. Os pesquisadores verificaram ainda, evidência de que ainda a transmissão comunitária do vírus não está controlada em 75,3% dos municípios do estado, sendo necessário a manutenção das medidas de isolamento propostas por gestores estaduais e municipais, para melhor tomada de decisão acerca de eventuais medidas e decretos destinados à flexibilização de alguns setores da economia no Estado.

Compartilhar

Enquete

Você é CONTRA ou A FAVOR de encerrar a quarentena do COVID-19?

Cotações

  • Dólar Turismo
  • Libra
  • Peso Arg.
  • Bitcoin

Denuncie pelo WhatsApp