Forania do Brejo se reúne para celebrar “Cristo Rei” no próximo dia 26 de novembro

A solenidade de “Cristo Rei do Universo” marca o fim do ano litúrgico para os católicos, a festividade neste ano de 2017 será celebrada na cidade Esperança, no próximo dia 26/11, no ginásio “O Arlindão”, uma programação religiosa com show católico e missa foi preparada pela Paróquia de Nossa Senhora do Bom Conselho, a anfitriã da casa, para acolher também outras 7 paróquias que compõem a “Forania do Brejo”, da diocese de Campina Grande-PB.

Esta festividade litúrgica volta a ser celebrada em caráter de “grande evento” após 11 anos, pois a ultima vez que a festividade foi realizada fora da Igreja Matriz de Esperança foi no ano de 2006 com o então pároco, Padre Alexandre Moreira, porem era celebrada em nível de paroquia. O atual pároco de Esperança, Padre João Paulo estima uma participação significativa neste evento.

Forania é o nome canônico utilizado por uma diocese para demarcar e nomear uma região de paróquias, a forania do brejo é composta por 8 paróquias: Esperança, Areial, Pocinhos/Montadas, Puxinanã, Massaranduba, Lagoa Seca, Alagoa Nova/Matinhas e Lagoa de Roça. Atualmente o coordenador foranio é o Pe. Antoniel Batista, paróco de Lagoa de Roça. Após reuniões com todos os párocos foi decida que a “Festa de Cristo Rei” será a festa oficial da forania, um momento em que todas as paróquias estão unidas para se confraternizarem. Durante o evento também estará sendo arrecadado alimentos para o “Natal Solidário” promovido pela paróquia do Bom Conselho

A Igreja Católica segue internamente um calendário diferente do calendário civil, o chamado “calendário litúrgico”, que tem inicio no 1º domingo do Advento e encerra-se no 33º ou 34º domingo do tempo comum (de acordo com o que esteja em vigência se é o ano A, B ou C), a solenidade de Cristo rei encerra uma ordem cronológica de acontecimentos que marcam a história do cristianismo, passando pelo advento e natal do Senhor, quaresma e páscoa, festas da Virgem Maria, pentecostes, festas dos santos até chegar na festa de Cristo Rei do Universo, que é exaltado como Senhor do universo.

Segue a programação:

15h – Show com o Ministério de Música do EJC

16h – Santa Missa presidida pelo Padre Antoniel

(Endereço do Evento: Rua João Mendes, Sem Número, Ginásio “O Arlindão”, Esperança-PB)

Coordenação da Pastoral da Comunicação (Pascom)

Veja também:

Compartilhar

Enquete

Você concorda com a volta às aulas presenciais este ano?

Cotações

  • Dólar Turismo
  • Libra
  • Peso Arg.
  • Bitcoin

Denuncie pelo WhatsApp