Governador sanciona lei que institui campanha para doação de órgãos

O governador Ricardo Coutinho sancionou a lei que institui a campanha permanente de esclarecimento e incentivo à doação de órgãos na Paraíba, de autoria do deputado estadual Ricardo Barbosa (PSB).

A campanha abrange as seguintes medidas: campanhas publicitárias de cunho educativo, inseridas nos veículos de comunicação; inclusão de atividades educativas e informativas no âmbito da rede pública de ensino e nas unidades básicas de saúde, bem como nos demais órgãos públicos; parcerias com municípios e outros entes públicos e privados para informar a população sobre a necessidade de doaão de órgãos.

O deputado justificou seu projeto informando que, embora o Brasil tenha registrado crescimento nas doações e transplantes de órgãos em 2014, está longde de alcançar o objetivo de 20 doadores por milhão de pessoas até 2017.

“A doação de órgãos é um processo delicado, que depende do crédito da população no sistema, e do comprometimento dos profissionais de saúde no diagnóstico de morte encefálica. Dentre os problemas que dificultam a realização dos transplantes, um tem destaque fundamental, é a falta de autorização da família para a cirurgia”, disse, adiantando que na Paraíba, a não autorização familiar encontra-se com percentual elevado, tendo subido de 58% em 2013 para 64% em 2014.

No Estado faz-se transplantes de rim, fígado e córnea. “É preciso motivar a população a que, cada um, informe em vida o desejo de se tornar um potencial doador de órgãos e tecidos”, defendeu Barbosa.

Redação

Compartilhar

Enquete

Você concorda com a volta às aulas presenciais este ano?

Cotações

  • Dólar Turismo
  • Libra
  • Peso Arg.
  • Bitcoin

Denuncie pelo WhatsApp