Governo da Paraíba realiza Semana Estadual de Enfermagem

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), inicia a Semana Estadual de Enfermagem na segunda-feira (14). O tema deste ano é “A centralidade da enfermagem nas dimensões do cuidar: desafios na atenção e gestão do SUS. O evento deste ano tem por objetivo discutir o que é o cuidar e o cuidado para Enfermagem na sociedade atual, além de compartilhar, divulgar e disseminar experiências exitosas relacionadas ao cuidar nos âmbitos da assistência, do ensino, da investigação, da gestão e em outros cenários de atuação. A cerimônia de abertura será realizada às 14h, no auditório do Centro Formador de Recursos Humanos da Paraíba (Cefor-RH), com a presença da secretária de estado da Saúde, Cláudia Veras.

De 15 a 18 de maio, em várias unidades de saúde estaduais, será desenvolvida uma programação diversificada que evidenciará o cuidar no âmbito da assistência, formação, pesquisa, gestão, política e do associativismo na enfermagem. Na terça-feira (15), serão realizadas palestras em várias unidades hospitalares. No Complexo de Pediatria Arlinda Marques, na capital, a abertura será às 13h30, com dinâmicas e simulações sobre segurança na administração de medicamentos parentais em pediatria.

No Hospital Regional de Guarabira, às 8h30, acontecerá a palestra “Obstetrícia na Enfermagem no parto humanizado”. No Regional de Cajazeiras, às 15h, a enfermeira Danielle Marinho de Figueiredo vai falar sobre “Novo Código de Ética da Enfermagem”. No Hospital Geral de Mamanguape, o enfermeiro Airton Xavier Bezerra vai abordar a “Atuação da Enfermagem ao paciente pediátrico em PCR”.

No Regional de Itabaiana será abordada “A Assistência da Enfermagem nos cuidados com Recém-nascido: Protocolos do Círculo do Coração e Nascimento Seguro, recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria”. Na Maternidade Peregrino Filho, em Patos, às 15h, será realizada palestra “A centralidade da enfermagem nas dimensões do cuidar: desafios na atenção e gestão do SUS”.

No Hospital Regional de Princesa Isabel, às 10h, haverá um debate sobre o Novo Código de Ética de Enfermagem – Resolução Cofen 564/2017. No Hospital Infantil Noaldo Leite, em Patos, às 19h, a enfermeira Josefa Lopes vai falar sobre “Assistência de Enfermagem no Manejo de Feridas e curativos em pacientes hospitalizados”.

Além disso, nos dias seguintes serão realizadas rodas de conversa e atualizações para profissionais. Dia 17, às 9h, a equipe do Corpo de Bombeiros realiza curso de Suporte Básico de Vida no Regional de Cajazeiras. Já no Hospital e Maternidade Estevam Marinho, em Coremas, acontece o Curso de Suporte Avançado em Cardiologia (ACLS). No Arlinda Marques, às 13h30, acontece o “Momento Cuidando de Quem Cuida”, com ginástica laboral e terapia ocupacional. Em seguida acontecerá a palestra “Tempestade de ideias em prol da melhoria da qualidade da assistência de Enfermagem – Integrando profissionais residentes e profissionais da assistência de enfermagem”. Dia 18, na Maternidade Frei Damião, na Capital, serão realizadas palestras com integrantes do Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren-PB) sobre Segurança do Trabalhado NR35 e NR06, Centralidade de Enfermagem nas dimensões do Cuidar em Urgências e Emergências Obstétricas, entre outras atividades.

Veja também:

Compartilhar

Enquete

Você concorda com a volta às aulas presenciais este ano?

Cotações

  • Dólar Turismo
  • Libra
  • Peso Arg.
  • Bitcoin

Denuncie pelo WhatsApp