‘Homem-aranha’ imigrante escala prédio para resgatar criança pendurada

Um imigrante do Mali foi saudado como herói depois de escalar a fachada de um prédio em Paris para salvar uma criança pendurada em uma sacada do quarto andar.

Um vídeo capturou o resgate espetacular protagonizado por Mamoudou Gassama, de 22 anos, e viralizou nas mídias sociais.

Em menos de um minuto, ele escala a fachada do prédio, subindo de sacada em sacada, e salva o garoto de quatro anos, enquanto um vizinho tenta segurar a criança a partir de um apartamento ao lado.

O presidente da França, Emmanuel Macron, convidou Gassama para um encontro no Palácio do Eliseu nesta segunda-feira (28) para agradecê-lo pessoalmente. O imigrante malinês ganhou a cidadania francesa. Mamoudou Gassama, chegou à capital francesa em setembro do ano passado.

“É um ato excepcional, e por isso, a partir de hoje, todos seus documentos serão regularizados e vamos dar início a um processo para que você possa obter sua cidadania francesa”, afirmou o presidente francês. “Você se tornou um exemplo para muitas pessoas, é normal que a nação demonstre seu reconhecimento”, completou.

Macron vem sendo duramente criticado por endurecer a política em relação aos imigrantes ilegais, favorecendo as expulsões. O presidente francês anunciou ainda que Gassama irá integrar o corpo de bombeiros.

O resgate ocorreu na noite do último sábado (26), em uma rua no norte de Paris.

Gassama contou que estava andando quando viu uma multidão olhando para cima na frente de um prédio.

Em uma entrevista à emissora francesa BFMTV, disse que, quando viu a criança pendurada na sacada, “não pensou, apenas salvou o menino”.

“Quando eu o peguei nos meus braços, perguntei porque ele fez isso. Mas ele não me respondeu.”

O jovem também disse que sentiu medo depois de salvar a criança. “Fui para a sala do apartamento e comecei a tremer. Precisei me sentar e perguntei ao menino porque tinha feito aquela bobagem. Ele não me respondeu”.

Os bombeiros de Paris disseram que quando as equipes chegaram ao local a criança já tinha sido resgatada. O corpo de bombeiros, atribuiu a façanha à ótima condição física de Mamadou. O menino saiu ileso e só perdeu uma unha. O jovem malinês teve poucos arranhões.

“Por sorte, tinha alguém fisicamente preparado e que tinha coragem para ir pegar a criança”, afirmou o porta-voz dos bombeiros à agência AFP.

Um inquérito foi aberto pela polícia para apurar o caso. O pai da criança, de 36 anos, foi detido para interrogatório. Ele contou que deixou o garoto sozinho em casa “alguns minutos” para fazer compras, e disse que a criança subiu na sacada e ficou bloqueada do lado de fora. A mãe não estava em casa. A Justiça retirou temporariamente a guarda do menino da família.

‘Homem-aranha do 18º’

A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, elogiou o jovem de 22 anos pelo heroísmo.

Ela se referiu a ele como “o homem-aranha do 18º”, em referência ao distrito em que o resgate ocorreu.

“Parabéns a Mamoudou Gassama pelo seu ato de bravura que salvou a vida de uma criança na noite passada. Eu tive o prazer de conversar com ele hoje por telefone, para agradecê-lo calorosamente”, escreveu Hidalgo no Twitter.

“Ele me explicou que chegou do Mali há alguns meses sonhando em construir uma vida aqui. Eu respondi que esse gesto heróico é um exemplo para todos os cidadãos e que a cidade de Paris vai, obviamente, dar apoio ao esforço dele de se estabelecer na cidade.”

Veja vídeo:

Da Redação Paraíba Debate com BBC e G1
Compartilhar

Enquete

Você concorda com a volta às aulas presenciais este ano?

Cotações

  • Dólar Turismo
  • Libra
  • Peso Arg.
  • Bitcoin

Denuncie pelo WhatsApp