Idoso morre em hospital após ficar sem suprimento de oxigênio

Um idoso de 78 anos morreu na madrugada deste sábado (22), no Hospital Municipal Alfredo de Almeida Ferreira, em Alhandra, na Grande João Pessoa, supostamente devido à negligência administrativa. O paciente teria passado mais de duas horas sem suprimento de oxigênio. No relatório da médica plantonista, ela aponta que o tratamento não foi feito de forma adequada, pois nenhum funcionário do hospital possuía a chave necessária para troca do equipamento de oxigênio.

Segundo uma fonte de matéria publicada no Portal Correio, que não quis ser identificada, a chave estaria sumida desde a sexta-feira passada (14). “No relatório a médica fala da evolução do quadro clínico do paciente e destaca que ele estava sem CO2 (oxigênio) porque no hospital não havia a chave para fazer a troca do torpedo de oxigênio. Então ela já se respaldou. Ela está certa, porque o paciente não morreu por falta de atendimento médico, não foi uma negligência médica. Foi uma falha da estrutura do hospital, de quem é responsável pela manutenção”, conta.

“Como é que o hospital só tem uma chave para fazer a troca do torpedo de oxigênio? Eram para existir no mínimo duas. Uma ficaria circulando no hospital para quando fosse necessário usar e outra guardada em local de conhecimento geral, para urgências, como em caso de perda da primeira”, critica a fonte.

Segundo ela, o paciente ficou sem suprimento de oxigênio por volta da meia-noite e a coordenação do hospital estaria ciente do problema. O óbito dele foi declarado às 2h30. Morador da cidade de Caaporã, o idoso era cardiopata e deu entrada no hospital pela manhã, queixando-se de intensa sensação de cansaço.

Por meio da assessoria de comunicação, o secretário municipal da Saúde, José Romildo Ferreira, informou ter tomado conhecimento de uma morte no hospital, mas que desconhecia as circunstâncias. Ele garantiu que vai convocar a equipe da unidade para uma reunião na segunda-feira (24) e investigará a suposta negligência administrativa.

Fonte: Portal Correio

Compartilhar

Enquete

Você concorda com a volta às aulas presenciais este ano?

Cotações

  • Dólar Turismo
  • Libra
  • Peso Arg.
  • Bitcoin

Denuncie pelo WhatsApp