iFood recebe aval da Anac para fazer entregas com drones

34
Drone de entrega de comida do iFood (Foto: Reprodução)

A Anac (Agência Nacional Aviação Civil), autorizou o iFood a fazer testes de entregas de comida por meio de drones. No entanto, as entregas não serão feitas na porta ou janela dos clientes. O drone será responsável somente por atuar na primeira parte da rota, levando os pedidos para os entregadores de bicicleta, motocicleta ou patinete, que farão as entregas finais. Os drones serão usados em duas rotas, a partir do mês de outubro. O primeiro vai acontecer entre a praça de alimentação do Shopping Iguatemi Campinas, no interior de São Paulo, e o iFood Hub, também localizado na shopping.
A conexão será feito por um prestador de serviço do iFood chamado “mensageiro”, que será responsável por retirar os pedidos da praça de alimentação e levá-los até um andar mais alto do shopping, onde fica localizada a área de “decolagem” dos drones. Dali, os pedidos são enviados para o iFood Hub. Entre um trecho e outro, há cerca de 400 metros de distância. E desse ponto, o entregador pega o pedido e leva ao cliente. Com o uso do drone, a equipe da startup espera economizar aproximadamente dez minutos por entrega. 

A segunda será entre o iFood Hub e um complexo de condomínios próximo ao shopping Shopping Iguatemi Campinas. Neste caso, segundo as estimativas da empresa, a entrega que por terra seria feita em dez minutos, passará a ser concluída em quatro minutos. Os drones terão capacidade de carregar até 2 kg de comida, podendo atingir uma velocidade máxima de 40 quilômetros por hora e alcançando os 60 metros de altura. 

De acordo com Roberto Gandolfo, vice-presidente de Logística do iFood, a experiência servirá de aprendizado para a startup de entregas. “Quando a gente olha para o futuro, das 1 mil cidades que operamos, pelo menos 200 têm capacidade de receber o servço por drone”, diz o executivo, que não revelou os planos de expansão da tecnologia. 

Redação Paraíba Debate com Informações Época Negócios

Compartilhar

Enquete

Você é CONTRA ou A FAVOR de encerrar a quarentena do COVID-19?

Cotações

  • Dólar Turismo
  • Libra
  • Peso Arg.
  • Bitcoin

Denuncie pelo WhatsApp