João Pessoa é 16º cidade mais violenta do mundo e a 4º no Brasil, aponta estudo

Em dois anos, o Brasil passou a ter cinco cidades a mais na lista das 50 mais violentas do mundo, divulgada pela ONG mexicana Conselho Cidadão para a Segurança Pública e Justiça Penal nesta última segunda-feira (25). O destaque negativo no país é a região Nordeste, que aparece agora com um quarto dos municípios mais violentos do planeta. João Pessoa ocupa a 16º posição no mundo, com uma taxa de 58,40 homicídios por cada 100 habitantes, e a 4º posição no Brasil. Fortaleza (taxa de homicídio de 60,77), que ficou na 12ª colocação geral, foi a líder em mortes violentas no país.

A região Nordeste, por sinal, é a que tem mais cidades no ranking – além das nove capitais, completam a lista Campina Grande (PB), com uma taxa de 36,04 homicídios por cada 100 habitantes, Feira de Santana e Vitória da Conquista (ambas na Bahia). Em 2014, eram nove cidades nordestinas na lista e Teresina, Feira de Santana e Vitória da Conquista não estavam.

O Brasil aparece agora com 21 cidades na lista, cinco a mais que no ano anterior. Em 2014, 16 cidades brasileiras faziam parte da lista mundial.O ranking apontou Caracas, capital da Venezuela, como a cidade mais violenta do mundo. Para fazer o cálculo do ranking, a entidade usa a taxa de número de homicídios por cada 100 mil habitantes. A pesquisa avalia apenas os municípios com mais de 300 mil habitantes.

Mudanças

No levantamento de 2014, Maceió era a líder nacional. A capital alagoana agora é a quinta menos segura do país.

Belo Horizonte foi a única cidade nacional a deixar a lista de 2014. A outra diferença positiva é que, em 2014, o Brasil tinha três das 10 mais violentas, e agora nenhuma aparece nesta faixa.

No ranking mundial, a capital venezuelana (com taxa de 119,8 assassinatos por cada 100 mil habitantes) tomou o lugar de San Pedro Sula, em Honduras, que liderava o ranking desde 2012 e, agora, tem índice de 111,03 mortes por 100 mil pessoas.

O relatório cita que, apesar de o Brasil ser o país com mais cidades na lista, as taxas das oito da Venezuela chamaram mais a atenção. “O nível de violência nas cidades de 300.000 ou mais habitantes é maior na Venezuela. No Brasil, a taxa média foi de 45,55 homicídios por 100 mil habitantes, enquanto isso na Venezuela foi 74,6

Compartilhar

Enquete

Você concorda com a volta às aulas presenciais este ano?

Cotações

  • Dólar Turismo
  • Libra
  • Peso Arg.
  • Bitcoin

Denuncie pelo WhatsApp