Mãe cobra de prefeitura transporte para filho autista

Fato aconteceu em Salgado de São Félix.

Uma mãe em Salgado de São Félix, no agreste do estado, vem passando por uma situação delicada e desumana. Cerca de dois meses que a prefeitura não libera um transporte para o deslocamento de seu filho, que é autista. A mãe informou que a criança faz tratamento especifico na Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad), em João Pessoa, cerca de 80 km.

A agricultora, de 27 anos, disse que não tem condições financeiras para contratar um transporte particular, visto que o tratamento para seu filho é oferecido toda segunda-feira e contabiliza quatro vezes ao mês.

Ela ainda informou que o caso foi parar no Conselho Tutelar da cidade, que se prontificou a ajudar e procurar uma solução, no entanto, nada foi feito e o descaso continuou acontecer desde o início de outubro.

A agricultura resolveu procurar o Ministério Público, orientada pela Funad. No inicio do mês o prefeito, Adaurio Almeida, teve um prazo de 48 horas para solucionar o problema, mas nada foi resolvido até essa segunda-feira (14), dia de mais uma visita.

O conselho Tutelar informou que foi procurado pela mãe e tomou todas as medidas cabíveis para solucionar o problema. Ainda de acordo com o Conselho, cada localidade da cidade tem um responsável pelo transporte e já havia comunicado o problema aos representantes do sítio Campo Alegre, zona que a mãe e a criança residem.

Diante do fato, o Conselho Tutelar de Salgado de São Félix informou que também sofre com a falta de transportes para casos de urgência, principalmente no setor denominado como Brejo. O Conselho também informou que constantemente a prefeitura atrasa os salários  dificultando a atuação dos conselheiros.

Segundo os familiares, a falta de tratamento tem causado muita ansiedade e descontrole emocional na criança.

O MP informou que a lei 12.764 de 27 de dezembro de 2012 assegura todos os direitos as pessoas com transtorno do espectro autista e deverá responsabilizar a prefeitura e a secretaria de saúde pelo não cumprimento judicial.

Até a finalização dessa reportagem o prefeito de Salgado de São Félix, Audario, não atendeu os nossos telefonemas.

Autismo

O autismo é um distúrbio neurológico caracterizado por comprometimento da interação social, comunicação verbal e não-verbal e comportamento restrito e repetitivo. Os sinais geralmente desenvolvem-se gradualmente, mas algumas crianças com autismo alcançam o marco de desenvolvimento em um ritmo normal e depois regridem.

Redação

 

Compartilhar

Enquete

Você concorda com a volta às aulas presenciais este ano?

Cotações

  • Dólar Turismo
  • Libra
  • Peso Arg.
  • Bitcoin

Denuncie pelo WhatsApp