Mais de 20 farmácias populares são retiradas da Paraíba

O Programa Farmácia Popular do Brasil é gerido pelo Ministério da Saúde

Uma Portaria do Ministério da Saúde publicada no Diário Oficial da União de sexta (18), determinou o descredenciamento de 27 empresas relacionadas ao Programa Farmácia Popular do Brasil – Aqui Tem Farmácia Popular, no Estado da Paraíba. A  maioria dos estabelecimentos estão na cidade de João Pessoa,sendo 11 ao todo. Os municípios de  Campina Grande e Queimadas estão em segundo e terceiro lugar, com cinco e duas farmácias, respectivamente.

Outras cidades paraibanas  que também passaram pelo descredenciamento foram Sapé, Itabaiana, Patos, Bayeux, Condado ,Rio Tinto,São Miguel de Taipu, Nova Palmeira e Guarabira.

No Brasil, foram 1.729 estabelecimentos descredenciados pelo Ministério da Saúde. A medida, de acordo com a pasta, foi adotada diante da suspeita de irregularidades. As Fraudes cometidas no programa provocaram prejuízos avaliados em R$ 500 milhões anuais.

O descredenciamento representa para o país um corte de 5% nos estabelecimentos que participam do programa, criado no ano de 2006 e considerado um dos mais populares do governo federal.

Na última estimativa divulgada pelo ministério, no Brasil havia 34.543 farmácias credenciadas no programa, distribuídas em 4.463 municípios.

Em nota, o Ministério da Saúde afirma que o desligamento do programa foi determinado para as farmácias que apresentem irregularidades ou indícios de fraude.

No entanto, a medida pode ser revertida. Se as falhas não forem constatadas, as empresas poderão ser novamente incluídos  no Farmácia Popular.

Fonte: Wscom

Compartilhar

Enquete

Você concorda com a volta às aulas presenciais este ano?

Cotações

  • Dólar Turismo
  • Libra
  • Peso Arg.
  • Bitcoin

Denuncie pelo WhatsApp