Músicos e amigos de Sivuca fazem homenagem ao mestre que completaria 90 anos nesta terça

29
Foto: Edu Garcia/Estadão Conteúdo

Nesta terça-feira (26), o mestre da sanfona Sivuca completaria 90 anos. Também compositor e arranjador, Severino Dias de Oliveira nasceu na cidade de Itabaiana, em 1930. Lembrando a data, alguns músicos e amigos homenagearam o mestre da Paraíba, que passeou com sua sanfona pela bossa-nova, jazz, forró, choro, baião, maracatu, frevo.

Sivuca fez sucesso pelo país com seus arranjos que disseminaram a cultura nordestina pelo mundo. Ao lado de sua esposa e também cantora, Glória Gadelha, compôs um de seus maiores sucessos, “Feira de Mangaio”, eternizada na voz de Clara Nunes. Sivuca morreu, aos 76 anos, em 2006, vítima de um câncer de laringe, o qual se tratava desde 2004. Quem começa as homenagens é o escritor e poeta Zé Bezerra Filho, grande amigo de Sivuca. Ele lançou músicas e publicou um livro em homenagem ao mestre. “Conheci Sivuca, quando eu, muito criança, fui a um comício de Getúlio Vargas, na sua segunda campanha, evidentemente, em 1949, 1950, e Sivuca estava tocando ‘Vassourinhas’ no Cassino da Lagoa, e a multidão estava freneticamente dançando ao som do frevo que ele tocava de uma maneira completamente inusitada para os padrões da época”, diz.

Zé Bezerra ainda conta que Sivuca já manifestava ser o gênio que viria a ser. “Já era um gênio”, confessa. “Aprendi muito com ele, e ele me aceitava, inclusive, macaquear no violão, e eu tinha muita coragem de pegar um violão pra tocar ao lado de Sivuca”, relata.

A amizade com Zé Bezerra se alongou ao filho Rucker Bezerra, violinista e solista internacional, e que também nutriu amizade com o mestre. “Eu me sinto feliz, honrado, de ter tido como amigo uma das maiores figuras que a música brasileira, a música internacional conheceu. Obrigada, Sivuca, por ter existido”, declara Zé Bezerra.

Paraíba Debate com Informações G1PB

VEJA TAMBÉM:

Divulgado resultado final da seleção de médicos para atuar no combate ao Covid-19 na Paraíba

Compartilhar

Enquete

Você é CONTRA ou A FAVOR de encerrar a quarentena do COVID-19?

Cotações

  • Dólar Turismo
  • Libra
  • Peso Arg.
  • Bitcoin

Denuncie pelo WhatsApp