Na linha de frente: Covid-19 já infectou 400 médicos e quase três mil outros profissionais de Saúde na Paraíba

55
Sede de Secretaria de Saúde da Paraíba, em João Pessoa (Foto: Ascom)

Mais de 400 médicos paraibanos já foram infectados pelo novo Coronavírus desde o início da pandemia, em março deste ano. Conforme dados do últino boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, nesta quarta-feira (24), 3.070 profissionais de Saúde foram diagnosticados oficialmente com a Covid-19 e, deste total, 13% são médicos. 

No dia 12 de maio, o número de profissionais de Saúde com a doença era 217. Ou seja, em cerca de 40 dias, esta quantidade aumentou quase 15 vezes. Levantamento do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) aponta que sete médicos morreram em decorrência do novo Coronavírus.

A Paraíba registrou seu primeiro caso da doença há pouco mais de 3 meses, no dia 18 de março. Deste dia até 24 de junho já são 39.912 paraibanos notificados com a Covid-19 e 828 óbitos. O número de profissionais de Saúde infectados representa cerca de 10% do total do Estado. 

”Apesar da Paraíba estar realizando um número maior de testes que outros Estados, sabemos que essa quantidade de pessoas infectadas deve ser bem maior, inclusive de profissionais da Saúde”, destacou o presidente do CRM-PB, Roberto Magliano de Morais.

 “Quanto mais médicos infectados, menos profissionais teremos para enfrentar essa batalha. Profissionais que estavam na ativa, oferecendo o que tinham de melhor, prestando auxílio e socorro médico aos pacientes com a Covid-19 tiveram que se afastar do trabalho e, alguns, foram a óbito”, completou Roberto Magliano. Ele ainda acrescenta que o CRM-PB tem se preocupado com as garantias trabalhistas destes profissionais enquanto estiverem doentes e sem prestar seus serviços.

ACESSE TAMBÉM:

Em 24 horas, Secretaria de Saúde da Paraíba confirma 913 novos casos de Covid-19; nº total chega a 39.912

Compartilhar

Enquete

Você é CONTRA ou A FAVOR de encerrar a quarentena do COVID-19?

Cotações

  • Dólar Turismo
  • Libra
  • Peso Arg.
  • Bitcoin

Denuncie pelo WhatsApp