Economia
Novas regras sobre as chaves Pix divulgadas pelo Banco Central têm foco em diminuir os golpes

O Banco Central anunciou novas regras sobre as chaves Pix com foco em diminuir os golpes financeiros no sistema.
A principal mudança nas regras é que os Cadastro de Pessoa Física (CPFs) e Cadastro de Pessoa Jurídica (CNPJ) poderão ser vinculados apenas aos donos dos próprios CPF ou CNPJ em questão, além disso ainda devem estar em situação regular com a Receita Federal.
MUDANÇAS FEITAS EM OUTRAS CHAVES PIX
Ainda há uma regra que determina que não será possível alterar a conta vinculada a um e-mail, logo, ao cadastrar o e-mail como chave Pix, ele só poderá ser utilizado por contas da mesma pessoa ou empresa.
Além disso, as chaves aleatórias tampouco poderão mudar a conta a qual estão vinculadas. As chaves aleatórias só poderão ser trocadas se o usuário apagar a atual e gerar uma nova.
O número de celular será a única chave possível para vinculação com diferentes contas, essa possibilidade só foi mantida pois os números de telefone mudam de donos frequentemente.
Em nota, o BC informou:
“As medidas aprovadas não irão mudar em nada a forma como as pessoas e as empresas fazem ou recebem Pix. Elas são medidas operacionais, que trazem mais exigências de segurança para os participantes, a fim de combater as fraudes no Pix”.
