Novo golpe no WhatsApp promete 1 ano de Netflix grátis

Imagem: Reprodução

Esquemas e golpes disseminados via WhatsApp não são mais novidade. Volta ou outra somos surpreendidos com links que prometem algo dentro de um círculo de tendências.

Este foi o caso para uma fraude recente que atingiu um milhão de usuários ao oferecer um link para mudar as cores do comunicador. Com informações da TecMundo e E-Farsas. Agora, um novo golpe vem circulando de forma majoritária dentro do aplicativo e envolve uma falsa promoção em nome da Netflix.

Basicamente, o golpe vem acompanhado de um link e o seguinte texto: “Netflix está dando 1 ano de assinatura grátis”. Observe primeiramente que o endereço não pertence ao serviço de streaming, algo que podemos ver pela presença do domínio “vip”, que serve para maquiar a aparência do phishing com o site oficial da empresa. Agora, tenha em mente que a Netflix dificilmente divulgaria esse tipo de promoção via WhatApp.

Tal esquema foi descoberto pelo site E-Farsas, especialista em desmontar mentiras e hoax da internet. Ao clicar no link junto à mensagem, o usuário não é automaticamente infectado. Ele primeiramente é direcionado a uma página que sugere uma fila de prováveis ganhadores da suposta promoção. Uma vez lá, um plugin rastreia a localização do aparelho, tentando dar ao usuário uma maior sensação de credibilidade em relação à página.

Então, para ativar a “promoção”, o usuário é avisado que precisa compartilhar o mesmo conteúdo com mais dez amigos dentro do aplicativo – o que essencialmente ajuda a espalhar ainda mais o esquema. Entretanto, o crime só ocorre mesmo quando a pessoa clica no botão “ativar conta Netflix”. Neste momento, ele é direcionado para uma página falsa de cadastro que exigirá dados pessoais e bancários, como número de cartão de crédito.

Redação com JORNAL CIÊNCIA

Compartilhar

Enquete

Você concorda com a volta às aulas presenciais este ano?

Cotações

  • Dólar Turismo
  • Libra
  • Peso Arg.
  • Bitcoin

Denuncie pelo WhatsApp