Papa Francisco recebe homenagens de políticos e fiéis

Papa Francisco (Foto: Reprodução)

Uma das primeiras mensagens que recebeu veio de seu antecessor.

O papa emérito Bento XVI enviou “por escrito” um texto de felicitações a Jorge Mario Bergoglio, informou à ANSA o porta-voz do Vaticano, Greg Burke.

Além disso, a Santa Sé informou que mais de 50 mil e-mails já foram recebidos com os desejos de felicitações de todo o mundo.

Os mais numerosos são os escritos em inglês, espanhol e italiano, mas mais de mil foram enviados em latim.

Já no mundo político, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, enviou seus “melhores desejos” ao líder católico e dizendo que o “exemplo de humildade” do argentino “deve ser um guia” para o mundo todo. Obama ainda lembrou e agradeceu da participação de Bergoglio na retomada das relações diplomáticas entre EUA e Cuba.

O presidente italiano, Sergio Mattarella, agradeceu a proximidade do sucessor de Bento XVI à Itália e ao seu povo. Na mensagem, Mattarella lembra do Ano Santo Extraordinário da Misericórdia, que terminou no fim de novembro, e que “trouxe uma mensagem de esperança e reconciliação com uma formidável intensidade”.

“As visitas de Vossa Santidade na África, na América Latina e Central, no Cáucaso e em diversos países europeus – da ilha de Lesbos à Suécia – contribuíram para reforçar o diálogo e os vínculos de fraternidade e solidariedade entre os povos e as nações”, disse o mandatário lembrando dos pedidos para que a Europa “reencontre suas raízes”.

Já o novo premier da Itália, Paolo Gentiloni, também enviou uma mensagem através do Twitter para o líder da Igreja Católica.

“Parabéns da parte do Governo para o Papa. A Itália é grata ao Santo Padre pela força inspiradora de sua mensagem e de seu exemplo”, escreveu.

O Vaticano ainda criou a hashtag #Pontifex80 para que as pessoas possam enviar mensagens à Francisco – e milhares de postagens estão sendo realizadas ao redor do mundo.

Para agradecer o carinho, o Papa tuitou um agradecimento.

“Agradeço-lhes pelo seu afeto. Não se esqueçam de rezar por mim”, postou. (ANSA)

 

Compartilhar

Enquete

Você concorda com a volta às aulas presenciais este ano?

Cotações

  • Dólar Turismo
  • Libra
  • Peso Arg.
  • Bitcoin

Denuncie pelo WhatsApp