Paraíba apresenta dez casos de SIM-P, diz SES em nota técnica

A Secretaria de Saúde de Estado da Saúde (SES-PB), em nota técnica divulgada no sábado (31), junto com a pesquisa da 11ª avaliação do Plano Novo Normal, informou que dez casos da Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P), doença que acomete crianças e adolescentes – até então associada à Covid-19 – foram identificados no estado. De acordo com a SES, são 2 óbitos nos municípios de João Pessoa e Cruz do Espírito Santo, 1 caso em investigação e outros 4 casos suspeitos descartados. Os registros dos casos da SIM-P são realizados por meio do formulário de notificação do Sistema Único de Saúde (SUS), enviados pelas secretarias municipais de saúde e profissionais da área.

A SES, ainda em nota, enfatizou a importância em manter as medidas de prevenção recomendadas pelo Ministério da Saúde, em decorrência da pandemia, como o uso de máscara facial, álcool em gel e distanciamento social. “Estas medidas também devem alcançar as crianças, que ao contrário do que se pensa erroneamente, não são imunes à Covid-19, pelo contrário, também estão expostas aos riscos de manifestações graves da doença”, diz trecho da nota técnica.

Com relação aos sintomas mais comuns dessa síndrome, deve atentar-se para febre elevada e persistente, acompanhada de pressão baixa, conjuntivite, manchas no corpo, diarreia, dor abdominal, náuseas, vômitos e comprometimento respiratório, associado a marcadores de inflamação elevados e evidência de Covid-19.

Redação Paraíba Debate com Informações PB JÁ

Compartilhar