Paraíba tem 50 crianças e adolescentes à espera de um lar

19
Neste domingo, véspera da data em que se comemora o Dia das Crianças, segundo dados do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA​), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), mais de 30 mil crianças e adolescentes estão em situação de acolhimento. (Foto: Reprodução)

Mais de 50 crianças e adolescentes na Paraíba aguardam pela adoção, segundo dados recente da coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça do estado (TJPB). Ainda segundo a instituição 26 foram para o processo de adoção e 18 estão vinculadas a pretendentes. De acordo com dados do Conselho Nacional de Justiça, há 477 pretendentes já habilitados para adotar na Paraíba.

Neste domingo, véspera da data em que se comemora o Dia das Crianças, segundo dados do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), mais de 30 mil crianças e adolescentes estão em situação de acolhimento em mais 4.533 unidades em todo o país. Deste total, 5.154 mil permanecem na expectativa de ter uma família.

Atualmente, 7.997 crianças na fase da primeira infância – de 0 a 6 anos -, estão em situação de acolhimento, sendo pouco mais da metade do sexo masculino. Deste total, 1.875 crianças com até 3 anos aguardam até seis meses pelo retorno à família de origem ou pela adoção. Já a maior parcela das crianças entre 3 e 6 anos permanece entre 12 e 24 meses nas unidades de acolhimento.

A faixa etária que compõe a maior parte dos abrigados no Brasil são os adolescentes. São 8.643 com mais de 15 anos, sendo mais da metade do sexo masculino. Deste total, 3.142 estão abrigadas há mais de três anos e não têm irmãos nas mesmas condições.

Entre um dos projetos que tentam desburocratizar o processo de adoção no país está o PL 6.032/2019, do senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB) que pretende ampliar essa possibilidade para qualquer pessoa com quem ela já tenha vínculos, desde que não seja constatada a ocorrência de má-fé.  

Redação Paraíba Debate com Informações Click PB

Compartilhar