Policiais de vários estados participam de aula de sobrevivência na caatinga em Pocinhos

A Polícia Militar, por meio do Centro de Educação da PMPB, realizou em Pocinhos, a aula inaugural do Curso de Operações e Sobrevivência em Área de Caatinga – Cosac/2016. Segundo o comandante da Companhia de Policiamento Especializado, capitão Werick que coordenado o curso, o objetivo do Cosac é preparar os policiais para atuarem no perímetro rural, sobretudo nas áreas de caatinga. “Além de habilitar os policiais para atuarem na caatinga, o curso também visa capacitá-los para o enfrentamento a grupos criminosos que agem nestas áreas atuando em assaltos e explosões a caixas eletrônicos”, pontuou o oficial.

A Companhia Especializada na cidade de Pocinhos é responsável pelo reforço da segurança em 19 cidades do Agreste, com um grupo treinado para atuar em operações de caatinga, principalmente no combate às quadrilhas de explosões a bancos. Com efetivo superior a 52 policiais em cinco viaturas tipo caminhonete e três motos, a companhia também dá apoio a cidades do cariri e brejo.

Além de reforçar a segurança na região, principalmente contra quadrilhas que realizam assaltos ao bancos e fogem pela área de caatinga, a base funciona como um centro de treinamento de operações de caatinga, que vai formar mais policiais para este tipo especializado de combate.

Curso

A abertura oficial do curso foi feita pelo Subcomandante da PMPB, coronel Almeida Rosas. O curso, que conta com 45 alunos dos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Bahia e ainda do Paraguai, terá a duração de 396 horas/aula. Serão ministradas instruções como Estudo do ambiente operacional de caatinga, Operações Helitransportadas, Elementos Sociais do Nordeste, entre outras.

pocinhos3

Foi ministrada uma palestra pelo major da polícia militar de Pernambuco, André Carneiro de Albuquerque. O oficial que é mestre em história pela UFPB, explanou sobre o tema ” A dinâmica da ação das tropas volantes e suas relações com o trabalho policial no sertão nordestino no espaço contemporâneo”, disse.

A solenidade contou ainda com as presenças do Diretor de Educação, coronel José Ronildo e do Diretor de Saúde, coronel Fábio. Prestigiaram ainda o evento diversos oficiais e praças da PMPB além de alunos do curso de formação de soldados e também os capitães Evandro Guimarães e Winston de Santana, da Polícia Militar de Alagoas. Os dois foram alunos do COSAC durante a edição do curso ocorrida no ano de 2002.

pocinhos2

 

Compartilhar

Enquete

Você concorda com a volta às aulas presenciais este ano?

Cotações

  • Dólar Turismo
  • Libra
  • Peso Arg.
  • Bitcoin

Denuncie pelo WhatsApp