Prefeita de Pombal vence prêmio Sebrae na categoria Melhor Projeto‏

A prefeita de Pombal Yasnaia Pollyanna Dutra venceu a da 9ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, na categoria Melhor Projeto, com a iniciativa Spa Empreender-Incubadora de Beleza, da prefeitura do município de Pombal, localizado no alto Sertão, distante 370 km de João Pessoa. A ideia foi fomentar o empreendedorismo e a emancipação das mulheres em estado de vulnerabilidade social, sobretudo as que dependiam economicamente de seus companheiros. Nesta edição prefeituras de 96 municípios se inscreveram, mas apenas seis saíram vencedores.

O Spa Empreender é voltado à formalização dos pequenos negócios na área de estética e beleza e qualificação na área. As consequências do projeto foram várias: diminuir em 50% a demanda existente no banco de dados da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social; diminuição em 27,2% no índice das famílias consideradas pobres e extremamente pobres do município; e formalização de 30% das beneficiárias do projeto.

De acordo com a prefeita de Pombal, Yasnaia Pollyanna, o projeto mostrou que investir em empreendedorismo é dar independência aos cidadãos e também desafogar a máquina pública. “É mais que empreender, é também um trabalho social com essas mulheres. O município jamais pode crescer sozinho, o ser humano tem que fazer parte desse crescimento. Fomos até as mulheres, muitas vítimas de violência física, e procuramos saber a vocação delas, com o que gostariam de trabalhar, e a maioria queria trabalhar com beleza. Montamos a incubadora, sempre em parceria com o Sebrae, e criamos as condições para que elas pudessem empreender. Com a Sala do Empreendedor formalizamos seus negócios e espontaneamente mais de 800 mulheres devolveram o cartão do Bolsa Família. Esse é o papel também do governo, dar independência a essas pessoas”, disse.

A gestora disse que o projeto mudou sua forma de ver o mundo das mulheres. “Escrever e inscrever um projeto dirigido a mulheres vítimas de uma sociedade machista e seus desdobramentos cruéis mudou meu olhar. Esse projeto chamado Spa Empreender – Incubadora de Beleza representou a possibilidade das mulheres saírem da condição de beneficiárias de programas sociais para a condição de empresárias (MEI’s) quebrando ciclo da pobreza e avançando no debate da igualdade de gênero e empoderamento. Viva as mulheres de Pombal! Ganhamos na categoria melhor projeto. A história reconhecerá esse trabalho”, disse

Deste total, 68 enviaram projetos e 26 foram finalistas e 13 foram premiados, sendo seis com a primeira colocação nas categorias (Pombal, Salgadinho, João Pessoa, Alhandra, Juazeirinho e Sossêgo), nas respectivas categorias: Melhor Projeto; Desburocratização e Formalização; Implementação e Institucionalização da Lei Geral; Inovação e Sustentabilidade; Pequenos Negócios no Campo; e Inclusão Produtiva com segurança sanitária.

De acordo com o superintendente do Banco do Nordeste, Wesley Márcio, representando o Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae, disse que investir em empreendedorismo fortalece as estruturas sociais e econômicas das cidades, as iniciativas premiadas irão concorrer na etapa nacional em Brasília, que acontece no próximo dia 10 de maio. Na última edição, o projeto da cidade de Bananeiras venceu na categoria Melhor Projeto, tanto na etapa estadual como nacional.

Redação

Compartilhar

Enquete

Você concorda com a volta às aulas presenciais este ano?

Cotações

  • Dólar Turismo
  • Libra
  • Peso Arg.
  • Bitcoin

Denuncie pelo WhatsApp