Presidente da Cagepa garante que cidade do Cariri já está sendo abastecida pelas águas do Velho Chico

Hélio Paredes Cunha Lima, presidente da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), negou, nesta quarta-feira (12), os boatos de que a população da cidade de Monteiro não está sendo abastecida com as águas da Transposição do rio São Francisco.

“Atualmente abastecemos a cidade com 35 litros d’água por segundo captados do açude São José, que passou a ser alimentando com as águas do São Francisco. Esse volume corresponde a 67% do necessário para abastecer Monteiro, que precisa de 52 litros por segundo”, disse.

Hélio explicou que o abastecimento de Monteiro está sendo complementado pelo sistema adutor do Congo, possibilitando que algumas áreas da cidade fique apenas um dia da semana sem água. Segundo ele, até o início de maio a Cagepa estará concluindo as obras de captação d’água do São Francisco para alimentar o sistema do Congo.

Questionado sobre a tese de municipalização do serviço de água que está sendo ventilada pela Prefeitura de Monteiro, o presidente da Cagepa preferiu não polemizar, mas alertou para o perigo da proposta. “Tem muita gente por aí vendendo dificuldades e falando em municipalização, quando na realidade o interesse mesmo é privatizar o serviço”, enfatizou.

Redação com Blog do Gordinho

Compartilhar

Enquete

Você concorda com a volta às aulas presenciais este ano?

Cotações

  • Dólar Turismo
  • Libra
  • Peso Arg.
  • Bitcoin

Denuncie pelo WhatsApp