Presidente Dilma Rousseff faz balanço e afirma que inflação cairá em 2016

Foto: Reprodução/Internet

Em artigo publicado no jornal Folha de S.Paulo, a presidente Dilma Rousseff faz um balanço de 2015 e prevê uma perspectiva melhor para o ano que inicia hoje: “teremos um 2016 melhor”. Ela projeta que a inflação cairá em 2016, sem citar números.

O último relatório do Banco Central (BC) estimou que a inflação ficará em 10,8% em 2015, em 6,2% em 2016 e em 4,8% em 2017, com o cenário de referência do banco, que pressupõe taxa de câmbio constante em R$ 3,90 e meta para a taxa básica de juros em 14,25% ao ano.

Diante do cenário de profunda crise política e de recessão técnica da economia nacional, Dilma afirmou que “os erros e acertos devem ser tratados com humildade e perspectiva histórica”. Ela atribui o quadro econômico à queda do valor dos principais produtos de exportação e à desaceleração de economias estratégicas ao país em um momento que coincidiu com a “revisão da estratégica econômica do Brasil”. Ela também cita a instabilidade política e diz que, muitas vezes, a conduta de setores da oposição foi “imatura”.

Em defesa do governo, Dilma cita as reservas internacionais no país, que são a sexta maior do mundo, a contenção de gastos no governo, que economizou “mais de R$ 108 bilhões em 2015”, e o compromisso firmado de produzir um superávit primário de 0,5% do PIB em 2016. Entre os programas sociais, cita o Minha Casa Minha Vida, o Bolsa Família – que foi o programa que saiu ileso dos cortes –, as novas vagas em universidades e no Pronatec.

Sobre o processo de impeachment, aberto contra ela em dezembro de 2015, ela deteve-se à afirmação: “mesmo injustamente questionada pela tentativa de impeachment, não alimento mágoas nem rancores”, acrescentando que 2016 será um “ano de diálogo com todos os que desejam construir uma realidade melhor”.

Época

Compartilhar

Enquete

Você concorda com a volta às aulas presenciais este ano?

Cotações

  • Dólar Turismo
  • Libra
  • Peso Arg.
  • Bitcoin

Denuncie pelo WhatsApp