Presidente do PT é assassinado na frente da filha na Paraíba; partido emite nota

Na manhã desta quinta-feira, 7, foi encontrado no assentamento Padre João Maria, em Mogeiro, o corpo do presidente do PT de Mogeiro Ivanildo Francisco da Silva, que também era suplente de vereador e assentado da Reforma Agrária. Ele foi assassinado na noite do dia anterior na frente da filha, e teria sido por causa da sua história com a luta pela terra, pela Reforma Agrária. Existiriam indícios que o crime foi encomendado por latifundiários da região.

O Partido dos Trabalhadores da Paraíba, através da sua presidenta Giucélia Figueiredo, emitiu uma nota lamentando e cobrando da Polícia a identificação e prisão dos culpados.

Leia a nota na íntegra:

Nota

Através desta nota, o Partido dos Trabalhadores da Paraíba (PT/PB) denuncia, e lamenta, o assassinato do presidente do PT de Mogeiro, Ivanildo Francisco da Silva (46 anos), ocorrido na noite desta quarta-feira, 6, no assentamento Padre João Maria, em Mogeiro.

Ivanildo foi morto com um tiro na cabeça disparado por uma espingarda calibre 12. O crime aconteceu na frente da filha de um ano e um mês, que passou a noite inteira ao lado do corpo do pai, que só foi encontrado na manhã desta sexta, 7.

Acreditamos que o presidente do PT de Mogeiro foi vítima do latifúndio, afinal, tinha em sua história a luta pelos trabalhadores do campo, sempre acompanhando e apoiando as ações desenvolvidas pela Comissão Pastoral da Terra (CPT).

Em 2015, Ivanildo Francisco, e outros agricultores, foram atingidos por disparos feitos por capangas pagos pelos proprietários de uma terra local. Neste caso, os capangas foram presos e liberados após pagamento de fiança.

Esperamos que a Polícia da Paraíba encontre os verdadeiros culpados pelo assassinado de um grande companheiro de luta, que perdeu a vida por acreditar que a terra é um bem de todos, e não apenas de alguns.

Ivanildo Francisco deixou seis filhos e uma esposa, mas a sua luta permanecerá firme e forte através de outros homens e outras mulheres. Continuaremos acreditando em dias melhores, com oportunidade para todas e todos, com terra para todas e todos.

Ivanildo Francisco da Silva, presente!

Giucélia Figueiredo
Presidenta do PT da Paraíba
João Pessoa, 7 de abril de 2016

Compartilhar

Enquete

Você concorda com a volta às aulas presenciais este ano?

Cotações

  • Dólar Turismo
  • Libra
  • Peso Arg.
  • Bitcoin

Denuncie pelo WhatsApp