Programa de saúde ajuda na recuperação de fumantes em Montadas

A Secretaria Municipal de Saúde de Montadas (SMS), através do Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT), vem desenvolvendo no município, desde 2014, projetos que auxiliam fumantes a deixarem a prática.

No inicio dessa semana a Secretaria já pode comemorar avanços significativos e apresentou dados positivos. Em menos de oito meses da implantação do programa na cidade já foi possível comemorar mais de 20 casos bem sucedidos de pessoas que abandonaram o vício.

“Hoje já podemos comemorar os primeiros resultados positivos, através da implantação desse programa no município de Montadas. Mais de vinte usuários já largaram o vício”, destacou a secretária de saúde, Soraya Galdino.
A aposentada Maria de Lurdes da Cruz Silva, de 63 anos, que fumou durante 53 anos, falou dos resultados.

“Eu fumava aqueles cigarros feito em casa, com fumo bruto e folha de papel, mas também os tradicionais. Faz seis meses que não coloco nenhum dos dois na boca. Estou muito feliz, minha vida já mudou e muito. Hoje me sinto outra pessoa com mais saúde”, relatou.
A assessoria informou que o grupo é formado por pelo menos 15 pacientes que participam semanalmente de palestras motivacionais, recebem orientação dos profissionais de saúde e são encaminhados para consultas médicas e tratamentos odontológicos, dependendo do caso.

A cada quatro semanas um novo grupo é formado, mas nada impede que os antigos participantes voltem às sessões e tenham acompanhamento profissional.
Para participar do Programa de Controle do Tabagismo, através do Grupo de Apoio ao Fumante, é preciso ir até a Secretaria de Saúde, levar o Cartão do SUS e preencher uma ficha com dados pessoais e informações referentes à saúde.

Segundo dados da Secretaria, em Montadas existem uma média de 247 fumantes auto declarados, mas esse número pode ser ainda maior.

Da redação.

Compartilhar

Enquete

Você concorda com a volta às aulas presenciais este ano?

Cotações

  • Dólar Turismo
  • Libra
  • Peso Arg.
  • Bitcoin

Denuncie pelo WhatsApp