PT descarta plano ‘B’ e mantém a pré-candidatura de Lula

Imagem: Mauro Pimentel/AFP

Mesmo depois da prisão do ex-presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, o PT manterá sua pré-candidatura. O vice-presidente nacional do partido, Alexandre Padilha, afirmou que Lula é o candidato que tem 30% a frente dos outros, em todas as pesquisas, e eles não abrem mão.

“Não será o PT que vai retirar Lula das eleições”, disse o dirigente petista à BBC Brasil, em Boston, nos Estados Unidos. Ele lembrou que a lei estabelece o prazo até agosto para os registros das candidaturas. Até lá, o nome de Lula estará entre os presidenciáveis.

“Vamos seguir a lei e caberá ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) avaliar esse registro. Lula continuará a ser nosso candidato, preso ou não”, continuou.

De acordo com Padilha, o PT tem 20% da preferência partidária. Depois, vêm PMDB e PSDB com 4% ou 5%. “Temos o candidato favorito em todos os cenários. Lula está na frente, com cerca de 30%. Não vamos abrir mão disso”, enfatizou.

Prisão de Lula

Lula se entregou à Polícia Federal (PF) e foi preso na noite deste sábado (7), após ficar dois dias na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo.

O primeiro dia do ex-presidente na carceragem da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba amanheceu tranquilo. No início da manhã de hoje (8), uma empresa terceirizada chegou ao local para fornecer o café da manhã dos presos.

Numa sala especial, transformada em sala de Estado-Maior devido à condição de ex-presidente, ele passou a noite. No local, há cadeira, mesa, cama e banheiro exclusivo. Há ainda uma janela que dá vista para a área interna.

Neste domingo, as ruas próximas ao local continuam fechadas. A Polícia Militar bloqueou o local em um raio de 500 metros. Próximo ao bloqueio, cerca de 400 manifestantes favoráveis ao ex-presidente passaram a noite no local.

O ex-presidente começa a cumprir a pena de 12 anos e um mês de prisão imposta pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região.

Redação PB Debate com PB Online e PB Já

Veja também: Lula já está em avião que o levará a PF de Curitiba

Compartilhar

Enquete

Você concorda com a volta às aulas presenciais este ano?

Cotações

  • Dólar Turismo
  • Libra
  • Peso Arg.
  • Bitcoin

Denuncie pelo WhatsApp