PUXINANÃ: Gestão dobrou nota do IDEB, quadruplicou atendimento na saúde e nesta segunda (10) anunciou licitação para duas importantes obras

106

O prefeito de Puxinanã, Felipe Coutinho anunciou ontem à tarde a licitação para duas importantes obras no município com a construção de e de uma praça para integrar e calçamento. A informação foi repassada durante momento de prestação de contas no Programa Caturité nos Municípios, apresentado pelo jornalista Ubiratan Cirne, pela Rádio Caturité.

Em pouco mais de três anos, já foram investidos R$ 2 milhões em pavimentação e de acordo com Felipe Coutinho, ainda esta semana estarão sendo licitadas obras de calçamento de rua em Campo de Angola, contemplando a mobilidade urbana.

Um outro importante anúncio foi o da licitação para reforma do Calçadão, a área em frente a Prefeitura e uma praça na frente do Mercado. As obras vão integrar os três espaços para se transformar numa área de convívio e diversão para as famílias do município.

Mercado Público

“Vamos fazer uma praça de alimentação no Calçadão e integrar três ambientes para ficar um mercado ligado á Prefeitura, vai ficar harmonioso e será o cartão postal de Puxinanã, e tudo om recursos próprios em torno de R$ 350 mil”, disse o prefeito que destacou lembrou o andamento do Mercado, cujas obras estão 95% concluídas.

Água garantida

Felipe também destacou a construção da Adutora de Puxinanã e da extensão de rede do Grotão, proporcionando água limpa e de qualidade a toda a população, como uma das obras mais importantes do município.

Prioridades

Em relação à educação e saúde, o prefeito revelou que mais da metade dos recursos da Prefeitura são destinados a estas áreas e que durante sua gestão foi responsável por duplicar o número de alunos matriculados na rede municipal e principalmente a nota do IDEB, que atualmente é de 4.4.

“Hoje temos cerca de 3 mil alunos matriculados na rede municipal, que saíram da escola estadual incentivada pelas ações realizadas nas nossas escolas com a reforma de 14 escolas e mais três que estão sendo reformadas e ampliadas a exemplo da Marizete Raposo, Colégoio Costa e Silva e Colégio Agrícola, onde começamos a construção de um ginásio com quadra poliesportiva, oferecemos um curso de inglês, estamos dando suporte educacional aos estudantes e kits de alimentos”, disse

Na saúde os avanços foram expressivos e medidos em números. “Nós temos mudanças em todas as áreas, mas a educação e a saúde mudaram muito e são provas do nosso compromisso e por três anos mais da metade dos recursos e impostos que chegam nos cofres públicos estão investidos nestas duas secretarias. Compramos seis carros, uma Van e abrimos licitação para mais dois veículos só para a área de saúde. “Ampliamos e reformamos 80% dos postos de saúde e construímos a UBS de Várzea Salgada, também compramos equipamentos para os PSFs e reformamos a maternidade que quadruplicou capacidade de atendimento e funciona como policlínica com várias especialidades, abrimos o CAPS, construímos as academias populares e a população hoje só precisa ir pra Campina quando se trata de algo mais sério. A saúde em Puxinanã é outra.

Ele também destacou as ações sociais, que lembram muito o seu pai Abelardo Coutinho e sempre foram priorizadas em sua gestão, através da comemoração das datas especiais junto à população e a retomada de eventos que o pai como maior líder político de Puxinanã realizou, a exemplo da Festa da Mandioca. “A nossa ação social é bastante comprometida com o povo, fazemos um jantar no final do ano com muito carinho, temos a distribuição de enxovais, realização de cursos de capacitação e profissionalizantes, além de apresentações culturais
e grandes festas como a de emancipação política, a distribuição de peixes que este ano não pode ser realizada por causa da pandemia, mas já é bastante tradicional no nosso calendário social”, explicou.

Equilíbrio

Durante a entrevista, Felipe Coutinho revelou que as finanças do município estão em dia e que mesmo tendo herdado dívidas da gestão anterior à dele, conseguiu quitar os débitos e não deve nada a fornecedores. “Estamos com todas as contas em dia e temos como ponto de honra pagar os funcionários dentro do mês como forma de valorizar o servidor, inclusive já estamos juntando o dinheiro em caixa par o pagamento do 13º. Assumimos uma prefeitura bagunçada, arrumamos a casa e agora já temos várias obras executadas com recursos próprios, então a tendência é avançar ainda mais e fazer mais obras”, disse.

Compartilhar

Enquete

Você concorda com a volta às aulas presenciais este ano?

Cotações

  • Dólar Turismo
  • Libra
  • Peso Arg.
  • Bitcoin

Denuncie pelo WhatsApp