Remotamente, Ana Cláudia, Inácio Falcão, Artur Bolinha, Tovar e Bruno Cunha Lima articulam alianças de olho na Prefeitura de Campina Grande

95
Bruno, Tovar, Bolinha, Ana Cláudia e Inácio (Foto: Reprodução)

As movimentações políticas em Campina Grande também entraram em quarentena por causa da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Mas, aos poucos, grupos e lideranças estão voltando a colocar em pauta as eleições deste ano.

De olho na Prefeitura da segunda maior cidade da Paraíba, a oposição ligada ao governador João Azevêdo (Cidadania) – opositor do atual prefeito Romero Rodrigues (PSD) – tem a ex-secretária de Articulação e Desenvolvimento Municipal do Estado, Ana Cláudia Vital (Podemos) e o deputado estadual mais votado do último pleito, Inácio Falcão (PCdoB) como opções.

Ambos, durante entrevistas concedida à imprensa local, garantem a manutenção de seus projetos políticos mesmo com a pandemia. A esposa do ex-prefeito e hoje senador, Veneziano Vital do Rêgo (PSB), Ana Cláudia, inclusive já estaria conversando sobre a vaga de vice. Informações de bastidores indicam Filipe Gaudêncio (Democratas) e Bruno Roberto (Partido Liberal) como os principais nomes em uma coligação que teria ainda o aval de João Azevêdo e o seguintes partidos: PDT, PL, Cidadania Democratas, PMN e Avante.

Inácio, por sua vez, aposta na força do Fórum Pró-Campina, grupo composto por partidos de esquerda – PT, Rede, PSB, PSOL e PCdoB. O candidato a vice-prefeito pode sair de uma dessas agremiações. No PT surge Hermano Nepomuceno e no PSB o ex-secretário de Planejamento do Governo da Paraíba e aliado do ex-governador, Ricardo Coutinho, Fábio Maia. Inácio ser o vice de Ana Cláudia também é uma possibilidade.

No Partido dos Trabalhadores (PT) há também discussões internas sobre o lançamento de uma candidatura própria, provocando mais uma fratura na oposição. O professor universitário e ex-candidato a deputado estadual Márcio Caniello se colocou à disposição da sigla.

O empresário Artur Bolinha, do Partido Social Liberal (PSL), é outro pré-candidato da oposição, entretanto, sem ligações com o governador mesmo tendo votado nele em 2018. O ex-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade deve replicar o discurso de Jair Bolsonaro (sem partido), inclusive trabalha para compor com aliados do Chefe da Nação. Na mira: MDB, Democracia Cristã, PRTB e Patriotas.

Estaria em discussão compor com o MDB do senador José Maranhão, assim como pode acontecer em João Pessoa. O radialista Nilvan Ferreira deverá disputar a Prefeitura da Capital paraibana com o PSL ou o Patriotas indicando o vice. Aqui, aconteceria o inverso. O partido que já governou o município com Cássio e Veneziano prefeitos, apresentaria o comunicador Milton Figueiredo para vice. Ele, ao se filiar recentemente ao MDB, admitiu entrar na disputa local.

Na base do prefeito Romero Rodrigues, que não pode disputar o mandato pela terceira vez, o deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) e o ex, Bruno Cunha Lima (PSD), disputam o apoio. O próprio Bruno cobrou reciprocidade por parte do gestor campinense, pois segundo ele, se filiou ao PSD com a indicação de que seria o candidato do grupo. Já Tovar revela entendimentos para que um dos dois seja alçado a condição de representante de Romero na eleição.

O ex-deputado, ex-prefeito, ex-governador e ex-senador, Cássio Cunha Lima (PSDB) o filho dele, Pedro Cunha Lima, deputado federal pelo PSDB, também aparecerem para acabar com rachas internos. Mesmo sem definições, o esquema político deverá marchar com o Republicanos, Progressistas, PSC, PV, PSDB, PSD, Solidariedade e PROS.

O Portal Paraíba Debate seguirá acompanhando os desdobramentos políticos na Rainha da Borborema e como se dará o processo de homologação da candidaturas, convenções, atos públicos e o voto em meio à pandemia.

Redação Paraíba Debate

ACESSE TAMBÉM:

Ana Cláudia responde declarações de Artur Bolinha: “Agressivo, arrogante e machista”

Artur Bolinha já fala em neutralidade caso não participe de um eventual segundo turno em Campina Grande

Compartilhar

Enquete

Você concorda com a volta às aulas presenciais este ano?

Cotações

  • Dólar Turismo
  • Libra
  • Peso Arg.
  • Bitcoin

Denuncie pelo WhatsApp