Ricardo participa de Encontro de Governadores do Nordeste no Piauí e defende integração contra crime organizado

Nesta terça-feira (06) durante o Encontro de Governadores do Nordeste sobre segurança pública, que ocorre em Teresina, no Piauí, o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), defendeu a integração das forças de segurança dos estados contra crime organizado. “Num país cheio de fronteiras como o Brasil é impossível controlar o nível de violência porque os grupos organizados não respeitam divisas”, afirmou Ricardo.

O tema foi um dos pontos discutidos entre os chefes dos executivos, que redigiram uma carta que deverá ser apresentada e entregue ao final do encontro ao presidente Michel Temer (MDB).

No encontro foram abordadas propostas de ações conjuntas para tratar da segurança pública, principalmente ações contra o crime organizado e superlotação do sistema prisional, além de avaliação dos financiamentos do governo federal para a área com criação de um fundo nacional para a segurança. Em reunião com os líderes estaduais de todo o Brasil, o governo federal apresentou a proposta na última quinta-feira (1).

Para o governador paraibano, é necessária uma participação maior da União no combate ao crime organizado. “O Brasil não produz um grama de cocaína, tudo entra pela fronteira. A guarda de fronteira tinha que ser da União. Os crimes cometidos em associação deveriam ficar sob a guarda do governo federal”, assevera Coutinho. Ricardo falou, ainda que o governo federal construísse 10 presídios federais e todo esse comando passasse a não ser dos estados, mas da União.

Uma ação sugerida pelos estados nordestinos foi a criação de um fundo com previsão de receita de R$ 20 milhões, oriunda da arrecadação de impostos  no mercado de jogos de azar, que atualmente tramita no Congresso. Entre os objetivos principais do fundo, se destaca o financiamento de políticas interestaduais de segurança , como o reforço nas divisas estaduais, evitando a circulação de drogas e armamentos, além da entrada e fuga de criminosos.

Da Redação com Jornal da Paraíba

Compartilhar

Enquete

Você concorda com a volta às aulas presenciais este ano?

Cotações

  • Dólar Turismo
  • Libra
  • Peso Arg.
  • Bitcoin

Denuncie pelo WhatsApp