Segurança hídrica, saúde pública e combate à improbidade administrativa são prioridades para a região de Itabaiana

Para a população da região polarizada pelo município de Itabaiana, o Ministério Público da Paraíba (MPPB) deveria ter a segurança hídrica do estado, a saúde pública e o combate à improbidade administrativa entre as suas ações prioritárias para o ano de 2017. O resultado da consulta pública à sociedade realizada na terça-feira (8) em Itabaiana foi divulgado na tarde desta quarta-feira (9) pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do MPPB.

Além desses três itens consulta_pblica_da_seplag_itabaiana_4mais votados, também foram escolhidos na consulta de Itabaiana os seguintes temas: proteção de crianças e adolescentes, defesa da educação pública, saneamento básico, violência doméstica e familiar contra a mulher, combate aos crimes contra a administração pública – licitatórios, investigações inconclusas de crimes dolosos contra a vida e resíduos sólidos.

Nas consultas públicas, a Seplag está disponibilizando 15 temas e os participantes votam, por meio de um formulário, em até dez desses itens. O questionário para a coleta de temas prioritários distribuído aos participantes das consultas públicas registra apenas uma única pergunta: “No seu entendimento, quais temas devem ser prioritários para a atuação do MPPB no ano de 2017 em prol da sociedade?”. A segunda consulta pública acontece nesta quinta-feira (10), às 14h, na sede do MPPB em Mamanguape.

O evento em Itabaiana foi o primeiro de uma série de reuniões de consultas públicas em 15 municípios paraibanos promovidas pelo MPPB, por meio da Seplag, e reuniu prefeitos e vice-prefeitos (atuais e eleitos em outubro), vereadores, conselheiros tutelares, sindicalistas e representantes da Ordem dos Advogados do Brasil na Paraíba (OAB-PB), das Polícias Militar e Civil e de vários outros segmentos e instituições representativas da sociedade dos municípios de Itabaiana, Juripiranga, Salgado de São Félix, Mogeiro e São José dos Ramos, no plenário da Câmara Municipal de Itabaiana (CMI).

As consultas públicas integram a segunda etapa do processo de elaboração do ‘Planejamento Estratégico do Ministério Público da Paraíba (MPPB) – 2017-2021’, que se desenvolverá nos meses de novembro e dezembro. Na primeira etapa, foram apresentados 77 temas como propostas prioritárias para o Plano Geral de Atuação do MPPB em 2017. Os 15 mais sugeridos é que estão sendo levados para as 15 consultas públicas programadas para que os participantes, representando a sociedade, votem em até dez desses temas.

Temas escolhidos em Itabaiana (em ordem de votação)

1º) Segurança hídrica

2º) Saúde pública

3º) Combate à improbidade administrativa

4º) Proteção de crianças e adolescentes

5º) Defesa da educação pública

6º) Saneamento básico

7º) Violência doméstica e familiar contra a mulher

8º) Combate aos crimes contra a administração pública – licitatórios

9º) Investigações inconclusas de crimes dolosos contra a vida

10º) Resíduos sólidos

Compartilhar

Enquete

Você concorda com a volta às aulas presenciais este ano?

Cotações

  • Dólar Turismo
  • Libra
  • Peso Arg.
  • Bitcoin

Denuncie pelo WhatsApp