Brasil
Toffoli antecipa depoimentos no caso Banco Master e aperta cerco sobre esquema bilionário
Os depoimentos dos investigados no caso envolvendo o Banco Master foram antecipados para a próxima segunda-feira (26) e terça-feira (27), após determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli, que ordenou à Polícia Federal a redução do prazo para a realização das oitivas.
Com a decisão, as audiências foram concentradas em dois dias consecutivos, em razão de limitações de pessoal e de espaço físico no STF. Toffoli afirmou que os depoimentos são fundamentais para o avanço das investigações e têm como objetivo preservar a estabilidade do Sistema Financeiro Nacional.
Inicialmente, a Polícia Federal previa a realização das oitivas entre o fim de janeiro e o mês de fevereiro, com possibilidade de participação presencial ou remota. Antes da mudança no cronograma, o controlador do Banco Master, Daniel Vorcaro, estava previsto para depor no dia 27. Ele está entre os convocados, ao lado de ex-executivos da instituição, como o ex-sócio Augusto Lima, e integrantes da antiga diretoria do BRB.
A PF pretende aprofundar os questionamentos direcionados a Vorcaro, especialmente para esclarecer contradições que teriam permanecido após o depoimento prestado no dia 30, quando ele participou de uma acareação com o ex-presidente do BRB, Paulo Henrique Costa. Desde a revogação de sua prisão preventiva, em 28 de novembro, Vorcaro utiliza tornozeleira eletrônica e depende de autorização judicial para se deslocar.
A acareação teve como foco divergências sobre a negociação de R$ 12,2 bilhões em créditos que, segundo os investigadores, não existiam e teriam sido vendidos pelo Banco Master ao BRB. O tema deve nortear os depoimentos marcados para o fim do mês. O diretor de Fiscalização do Banco Central, Ailton de Aquino, também prestou depoimento no mesmo período, mas não participou da acareação.
O inquérito tramita sob sigilo e, desde o início de dezembro, todas as diligências relacionadas ao caso passaram a depender de autorização direta do ministro Dias Toffoli.

