Veja o que abre e o que fecha durante o feriado de São João na Paraíba

165
Foto: Cornélio Felipe/Secom-JP

Nesta quarta-feira (24) é celebrado o São João, feriado em muitos municípios da Paraíba. Confira o que abre e o que fecha nas repartições públicas do Estado, João Pessoa e Campina Grande, além do funcionamento de bancos, Correios e órgãos da Justiça.

Em Campina Grande, nos dias 23 e 24 de junho, a maioria dos serviços não têm alteração, já que um decreto do prefeito Romero Rodrigues antecipou os feriados dos dias 11 de junho (Corpus Christi), 24 de junho (São João) e 5 de agosto (aniversário da Paraíba) para, respectivamente, os dias 1º, 2 e 3 de junho, como medida de enfrentamento à pandemia do coronavírus.

Justiça

Nos dias 22, 23 e 24, não haverá expediente remoto no Tribunal de Justiça da Paraíba e nas comarcas de 1ª, 2ª e 3ª Entrâncias, em virtude do período de São João, mas o Judiciário estadual funcionará em regime de plantão.

No dia 22, devido à transferência do feriado de Corpus Christi (comemorado no dia 11 de junho) para a data, e no dia 23, haverá ponto facultativo em todas as unidades. No dia 24 será comemorado o feriado de São João.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB) terá ponto facultativo na véspera de São João e ficará fechado no feriado.

Repartições públicas

O Governo do Estado informou que os expedientes nas repartições públicas estaduais da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo, nos dias 23 e 24 de junho será facultativo, devendo ser preservado o funcionamento dos serviços essenciais.

A Prefeitura de João Pessoa terá ponto facultativo no dia 23 em virtude do feriado municipal de acordo com a Lei nº 8.805. Os serviços considerados essenciais, como os atendimentos de urgência e emergência da Rede Municipal de Saúde, a Defesa Civil, Guarda Municipal, Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) e a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) não sofrerão alterações e funcionarão normalmente.

Já as unidades de saúde da família (USF) estarão fechadas nos dias 23 e 24, retornando na quinta-feira (25) o atendimento dos usuários.

Em Campina Grande, as repartições públicas funcionam normalmente nos dias 23 e 24, por já ter adiantado o feriado junino.

Bancos

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os bancos não abrem durante o feriado. Porém, nas cidades onde o feriado foi adiantado, como Campina Grande, as agências irão abrir e haverá atendimento.

A Febraban também informa que as contas que vencem no feriado podem ser pagas no dia útil seguinte sem acréscimo de multas ou juros. Os serviços de internet banking, mobile banking, além de caixas eletrônicos também são alternativa de atendimento para a população.

Correios

Os Correios funcionam normalmente na terça-feira (23). Já na quarta, fica fechado nas cidades que tiverem feriado municipal.

VLT’s

De acordo com a Companhia de Trens Urbanos (CBTU), o serviço continua na Região Metropolitana de João Pessoa conforme o horário especial aderido após o novo decreto estadual.

Shoppings

Em João Pessoa, os shoppings Manaíra e Mangabeira continuarão funcionando através dos serviços de drive-thru e delivery, porém as agências bancárias estarão fechadas no dia 24.

O Mag Shopping funciona normalmente na terça-feira (23), com serviços essenciais e drive thru, e fecha na quarta-feira (24). Os restaurantes da praça de alimentação do shopping continuarão com o serviço de delivery.

Em Campina Grande, o Partage Shopping terá funcionamento normal, com os caixas eletrônicos, farmácias e supermercados abertos, a praça de alimentação com serviço delivery e demais lojas com serviço drive thru, das 9h às 20h. O shopping Luiza Motta terá funcionamento de salões de beleza (com agendamento prévio) e demais lojas com vendas drive thru, das 9h às 17h.

Ônibus em Campina Grande

A frota de ônibus coletivo de Campina Grande funcionará normalmente nos dois dias, seguindo o mesmo padrão de 32% da frota durante o período de pandemia do coronavírus.

Redação Paraíba Debate com Informações G1PB

Compartilhar

Enquete

Você concorda com a volta às aulas presenciais este ano?

Cotações

  • Dólar Turismo
  • Libra
  • Peso Arg.
  • Bitcoin

Denuncie pelo WhatsApp