VÍDEO: Barragem de açude do Sertão paraibano rompe após chuvas

Parte da barragem de um açude em sítio na cidade de Carrapateira, no Sertão paraibano, rompeu na manhã desta segunda-feira (26). Segundo informações dos moradores, as chuvas que caíram no Sertão causaram o rompimento da barragem que faz parte da bacia do Alto Curso do Rio Piranhas. De acordo com a Agência Executiva de Gestão de Águas da Paraíba (Aesa), foram registradas chuvas significativas na região.

Marle Bandeira, meteorologista da Aesa, avaliou que o período chuvoso na Paraíba tem início em fevereiro. Para ela, as recargas que estão ocorrendo em reservatórios na região está dentro do esperado pela Aesa, embora a barragem mostrada no vídeo não seja monitorada pela agência.

De acordo com levanvamento feito pela Aesa, até esta segunda-feira (26), apenas dois reservatórios monitorados havia chegado ou superando 100% da capacidade (sangraram): o São José II em Monteiro e o Olho D’Água na cidade de Mari. Ainda conforme relatório da Aesa, 34 açudes estão com mais de 20% do seu volume máximo, 35 reservatórios estão com menos de 20%, mas com mais de 5% da capacidade. Por fim, 56 mananciais estão em estado crítico, com menos de 5% do volume máximo.

Veja também:

Compartilhar

Enquete

Você concorda com a volta às aulas presenciais este ano?

Cotações

  • Dólar Turismo
  • Libra
  • Peso Arg.
  • Bitcoin

Denuncie pelo WhatsApp