VOCÊ SABIA? Em 2012, Daniella Ribeiro foi candidata a prefeita de CG apoiada por Lula e Dilma

Daniella em 2012 foi candidata a prefeita de Campina

A ex-vereadora de Campina Grande e atual deputada estadual em seu segundo mandato, Daniella Ribeiro do Partido Progressista (PP), concorreu no pleito de 2012 ao cargo de prefeita da cidade pela coligação “Pra Campina crescer em paz”, composta pelo PP, PPS, PSDC, PRTB e, informalmente, pelo PT, que acabou lançando candidatura própria gerando impasses na composição.

Inicialmente o PT fechou aliança com Daniella e indicou para vice Person Japiassu, mas após decisão da 71º Zona Eleitoral, teve que substituir o petista pelo advogado Rodrigo Motta para obter o aval da postulação, devido a candidatura de Alexandre Almeida pelo partido, que foi lançada a contragosto da Executiva Nacional e Estadual.

No entanto, a então presidente Dilma Rousseff (PT) e o ex-presidente Lula (PT), durante quase toda campanha, em adesivos e até mesmo no guia eleitoral, pediram votos para a progressista destacando inclusive, a atuação do então Ministro das Cidades e irmão de Daniella, Aguinaldo Ribeiro, na condução de obras e investimento em Campina e na Paraíba. Atualmente Aguinaldo é líder do Governo Temer na Câmara dos Deputados e foi um dos principais articuladores do impeachment no Congresso.

Em seus discursos, Daniella criticava o jogo de poder entre os seus adversários, a família Vital que lançou a médica Tatiana Medeiros (MDB) como candidata e o clã Cunha Lima que apoiou Romero Rodrigues (PSDB) prefeito eleito (2012) e reeleito (2016). Hoje, porém, os Ribeiros participam da gestão de Romero tendo Enivaldo Ribeiro, patriarca da família, vice-prefeito.

No pleito de 2012, Daniella não chegou ao segundo turno com 36.501 votos (16,80%), contra 97.659 de Romero e 65.195 de Tatiana. Em 2004, foi vice na chapa encabeçada por Rômulo Gouveia também não obtendo êxito.

Veja também:

Compartilhar

Enquete

Você concorda com a volta às aulas presenciais este ano?

Cotações

  • Dólar Turismo
  • Libra
  • Peso Arg.
  • Bitcoin

Denuncie pelo WhatsApp