VOCÊ SABIA? Mãe de Veneziano e Vitalzinho é suplente de José Maranhão

Ozanilda Gondim Vital do Rego, conhecida como Nilda Gondim, mãe do deputado federal Veneziano Vital (MDB) e do ex-senador, hoje ministro do TCU, Vitalzinho, é, desde 2014, primeira-suplente do senador José Maranhão (MDB), mandato que vai até o ano de 2023.

Dona Nilda como é carinhosamente chamada, se filou ao PMDB (hoje MDB) em 2009 e no ano seguinte foi candidata a deputada federal sendo a única mulher eleita para a Câmara pela Paraíba no pleito, alcançando quase 80 mil votos.

Em 2014, ano em que poderia disputar a reeleição, abriu mão da candidatura para que seu filho, Veneziano Vital, fosse candidato. O ex-prefeito de Campina Grande foi eleito com 177,680 votos, sendo o segundo mais votado para a Câmara Federal.

A matriarca da família Vital, por sua vez, foi alçada a condição de primeira-suplente na chapa de José Maranhão que foi eleito para o Senado obtendo 647,271 votos (37,12%).

O suplente é aquele que substitui quem não pode exercer a sua função por algum motivo, ele não exerce o cargo até que o titular se desligue, sendo a função do suplente apenas permanecer disponível para assumir, neste caso, Maranhão se afastando da função, Nilda assume o mandato.

Veja também:

Compartilhar

Enquete

Você concorda com a volta às aulas presenciais este ano?

Cotações

  • Dólar Turismo
  • Libra
  • Peso Arg.
  • Bitcoin

Denuncie pelo WhatsApp