Política
Hugo Motta soma apoio de 14 dos 20 partidos para a presidência da Câmara dos Deputados
As bancadas dos partidos Solidariedade, PRD e Rede anunciaram apoio à candidatura de Hugo Motta (Republicanos-PB) para a presidência da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (6). Com as novas adesões, Motta agora conta com o apoio de 15 das 20 legendas com representação na Casa, somando 385 deputados, número suficiente para garantir sua eleição em primeiro turno, que exige 257 votos.
O PRD e o Solidariedade, que juntos possuem 10 deputados, estavam inicialmente apoiando Elmar Nascimento (União-BA), mas mudaram de posição após negociações com Motta, que busca ampliar o espaço do partido em sua possível gestão. A Rede, com apenas um deputado, também se posiciona a favor de Motta, contrariando o PSOL, seu partido-filiado, que ainda não definiu seu apoio.
O presidente nacional do Solidariedade, Paulinho da Força (SP), declarou que Motta é considerado o “melhor nome” para a presidência e destacou a chance de ele formar uma grande aliança na Câmara. Hugo Motta, por sua vez, afirmou que as novas adesões reforçam o sucesso de sua candidatura, que busca ser uma opção de convergência na Casa.