ACOMPANHE NOSSAS REDES

Policial

Polícia Federal deflagra Operação “Insano” para combater fraude ao INSS na Paraíba

Publicado

em

Foto: Reprodução

 

Na manhã desta sexta-feira (28) a Polícia Federal, em trabalho conjunto com o Núcleo de Inteligência Previdenciária e Trabalhista do Ministério da Previdência e Trabalho, deflagrou a “Operação Insano”. A ação tem como objetivo arrecadar elementos para investigar fraudes em benefícios do INSS ocorridas na cidade de Bayeux, na região metropolitana de João Pessoa, capital paraibana.

A operação contou com o cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão, expedidos pela 16ª Vara Federal da capital. As investigações visam identificar a autoria e a materialidade dos crimes praticados por uma organização criminosa. O grupo, utilizando documentos médicos falsos relativos à incapacidade laborativa, conseguia a concessão de auxílio-doença e benefício por invalidez de forma fraudulenta.

A origem da operação decorreu da análise de dados que apontaram incongruências nos documentos médicos encaminhados ao setor de perícias médicas da Previdência Social no município. Estas inconsistências levantaram suspeitas e levaram à deflagração da operação.

O nome “Insano” foi escolhido em referência à justificativa utilizada pelos fraudadores para obter os benefícios indevidamente: alegavam “transtorno mental e comportamental”, afirmando que os beneficiários não estavam em suas faculdades mentais, sendo “loucos ou dementes”.

Os fatos investigados no âmbito da Operação Insano indicam a prática de crimes de fraude previdenciária, falsidade ideológica, uso de documento falso e organização criminosa. As penas para esses crimes, se somadas, podem ultrapassar 20 anos de prisão e incluem multas.

A ação da Polícia Federal e do Núcleo de Inteligência Previdenciária e Trabalhista visa desarticular o esquema fraudulento e garantir a integridade dos recursos destinados aos benefícios do INSS, protegendo o sistema previdenciário contra ações criminosas que prejudicam os verdadeiros beneficiários.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados.