ACOMPANHE NOSSAS REDES

Cidades

Açude do Boqueirão está com apenas 26% de sua capacidade total, segundo DNOCS

O açude Epitácio Pessoa, o Boqueirão está com volume de 123.935.260 metros cúbicos, o equivalente a apenas 26,5% e válvula dispersora aberta desde de agosto do ano passado com vazão de 2.000 l/s, segundo dados de hoje do Departamento Nacional de Obras Contra Seca (DNOCS). No ano passado, o reservatório tinha 70% de sua capacidade total, quando teve as comportas abertas para ajudar a perenizar o Rio Paraíba e levar água para outros reservatórios.

Dois meses depois, o Boqueirão teve o volume reduzido para 37,04%, foi quando voltou a receber as águas da transposição do Rio São Francisco.

Este ano mesmo com algumas chuvas registradas nas últimas semanas na região do cariri, a quantidade não tem sido suficiente para aumentar o volume de forma significativa.

Segundo dados da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), as chuvas este ano devem ocorrer dentro da normalidade, com predominância no primeiro semestre. Nas últimas 24 horas as cidades de Parari e Sumé, no cariri paraibano, registraram os maiores índices pluviométricos do estado, com 156 mm e 85 mm respectivamente.

Veja a relação completa abaixo

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados.